O que observar na hora de investir na compra de um apartamento na planta?

Investir em um apartamento na planta pode ser uma excelente oportunidade, tanto para quem busca o primeiro imóvel quanto para investidores com visão de futuro. No entanto, para garantir que esse investimento traga os retornos esperados, é crucial estar atento a diversos fatores antes de assinar o contrato. Este guia, criado em parceria com Marcos Koslopp, especializado em apartamentos na planta em Florianópolis, aborda os pontos essenciais que você deve considerar ao investir em um apartamento na planta.

Pesquise Sobre a Construtora ou Incorporadora

A reputação e a solidez da construtora ou incorporadora estão entre os aspectos mais importantes a serem avaliados. Pesquise sobre o histórico da empresa, projetos anteriores e, principalmente, sua capacidade de entregar os imóveis no prazo acordado e com a qualidade prometida.

Localização do Empreendimento

A localização é um fator determinante para a valorização do imóvel. Analise a infraestrutura da região, acessibilidade, proximidade com serviços essenciais e potencial de desenvolvimento do bairro. Um bom endereço pode significar maior facilidade de locação ou venda no futuro.

Planta do Apartamento

Estude a planta baixa do apartamento com atenção. Verifique se o layout atende às suas necessidades e observe detalhes como a orientação solar, ventilação, vista das janelas e a disposição dos cômodos. A funcionalidade do espaço é fundamental para o seu conforto e satisfação.

Acabamentos e Materiais

Informações sobre os acabamentos previstos e materiais a serem utilizados são essenciais. Materiais de qualidade e acabamentos bem feitos são indicativos de um imóvel superior, que oferecerá menor necessidade de manutenção.

Áreas Comuns e Lazer

Empreendimentos modernos costumam oferecer uma variedade de áreas comuns e de lazer, como piscinas, academias, espaços gourmet, entre outros. Avalie se as opções disponíveis atendem ao seu estilo de vida e se as taxas de manutenção estão alinhadas com o seu orçamento.

Valorização Potencial

Além da localização, considere fatores que podem influenciar a valorização do imóvel, como projetos futuros para a região e tendências do mercado imobiliário local. Um imóvel que se valoriza ao longo do tempo pode representar um excelente investimento.

Formas de Pagamento

Entenda claramente as condições de pagamento, incluindo entrada, parcelamento, reajustes e possíveis financiamentos. Certifique-se de que os termos estejam dentro de suas possibilidades financeiras e planejamento futuro.

Contrato de Compra e Venda

A leitura minuciosa do contrato é indispensável. Este documento deve detalhar todos os aspectos da compra, incluindo obrigações da construtora e do comprador, penalidades para atrasos e garantias oferecidas. Considere a ajuda de um advogado especializado para esclarecer dúvidas.

Registro do Empreendimento

Certifique-se de que o empreendimento está devidamente registrado no Registro de Imóveis e que possui o Memorial de Incorporação. Esses documentos garantem a legalidade do projeto e a segurança jurídica do investimento.

Visite Obras Anteriores

Visitar empreendimentos previamente construídos pela mesma incorporadora pode oferecer insights valiosos sobre a qualidade e o padrão de acabamento que você pode esperar.

Conclusão

Investir em um apartamento na planta requer uma combinação de pesquisa detalhada, planejamento financeiro e uma visão clara dos seus objetivos com o imóvel. Ao considerar cuidadosamente cada um dos pontos acima, você estará melhor preparado para fazer uma escolha informada e segura, garantindo que seu investimento seja sólido e rentável. Lembre-se de que a chave para um bom investimento imobiliário está na atenção aos detalhes e na escolha de parceiros confiáveis.