O que é Marketing Digital? Aprenda o Conceito e como Fazer
O marketing digital é um grande negócio nos dias de hoje. Afinal, o uso da internet dobrou na última década, e essa mudança afetou enormemente a forma como as pessoas compram produtos e interagem com as empresas.
Então, o que é marketing digital? O marketing digital é como qualquer outro tipo de marketing é uma maneira de se conectar e influenciar seus clientes em potencial.
A diferença real é que você se conecta e influencia esses clientes on-line.
O que é marketing digital?
Basicamente, o marketing digital refere-se a quaisquer esforços ou ativos de marketing on-line.
E-mail marketing, publicidade, marketing de mídia social e até mesmo blogs são ótimos exemplos de marketing digital, eles ajudam a apresentar pessoas à sua empresa e a convencê-los a comprar.
Estratégias de Marketing Digital
A lista de estratégias de marketing digital também está em constante evolução, mas aqui estão algumas das estratégias que a maioria das pessoas estão usando.
Publicidade de pesquisa paga
Google, Bing e Yahoo permitem que você execute anúncios de texto em suas páginas de resultados. A publicidade de pesquisa paga é uma das melhores formas de segmentar potenciais clientes que pesquisam ativamente um produto ou serviço como o seu.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
Se você não quer pagar para aparecer nos resultados de pesquisa, você também pode usar o mecanismo de busca (SEO) para tentar classificar páginas ou postagens de blogs em seu site organicamente.
Publicidade de mídia social paga
A maioria das plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat permitem que você exiba anúncios em seus sites.
Marketing de mídia social
Como o SEO, o marketing de mídia social é a maneira livre e orgânica de usar plataformas de mídia social como o Facebook ou o Twitter para comercializar o seu negócio.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é outro termo bastante amplo de marketing digital. O marketing de conteúdo abrange qualquer esforço de marketing digital que use recursos de conteúdo (postagens em blogs, infográficos, livros eletrônicos, vídeos etc.) para criar reconhecimento da marca ou gerar cliques, leads ou vendas.
Marketing de email
E-mail marketing é a forma mais antiga de marketing on-line e continua forte. A maioria dos profissionais de marketing digital usa o email marketing para anunciar ofertas especiais, destacar conteúdo (geralmente como parte do marketing de conteúdo) ou promover um evento.
Marketing afiliado
Marketing de afiliados é essencialmente pagar alguém (uma pessoa ou uma empresa) para promover seus produtos e serviços em seu site.
O Marketing Digital Funciona?
O marketing digital é uma ótima opção para qualquer negócio.
Essa é a beleza da publicidade online. Se você souber quem deseja segmentar, poderá usar o marketing digital para segmentar qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Como fazer o marketing digital?
A boa notícia é que começar a usar o marketing digital é bastante fácil. A maioria das plataformas de publicidade on-line facilita a inscrição e a criação de sua primeira campanha.
O cerne de toda campanha de marketing digital de sucesso, no entanto, não é um guia.
Independentemente de quais estratégias você escolher usar, aqui estão 2 perguntas que você precisa responder antes de começar a usar o marketing digital:
1. Quanto você precisa fazer?
Para descobrir o que você precisa gastar em marketing digital, primeiro você precisa esclarecer quais são seus objetivos.
A maneira como você aborda o marketing digital pode variar um pouco, dependendo se seu objetivo final é gerar cliques, conversões ou leads, vendas, receita ou um determinado retorno do investimento.
Com isso em mente, a primeira coisa que você precisa determinar antes de decidir qual deve ser seu orçamento de marketing digital é decidir quanta receita deseja gerar.
Assim que souber disso, você poderá usar essas informações para determinar quanto investimento de publicidade será gasto para alcançar essa meta de receita.
2. Quem você está comercializando?
Depois de saber quanto dinheiro você deseja fazer com o marketing digital, é necessário identificar para quem você está fazendo marketing.
Isso é fundamental, porque diferentes personas do comprador exigem diferentes táticas de marketing. E, ainda mais importante, diferentes personas de compradores se transformam em diferentes tipos de compradores.
Então adivinhe? Se você não entende seus personas de comprador, não pode criar uma estratégia eficaz de marketing digital!
Essas informações lhe darão uma boa visão do seu processo de marketing e vendas que você pode usar para melhorar o desempenho de sua publicidade e escolher seu orçamento de marketing.
Concluindo
O marketing digital é o marketing do futuro.
Você poderá acompanhar os resultados de seus esforços de marketing digital com incrível precisão, o que significa que é fácil ver quais estratégias estão produzindo resultados lucrativos, e quais precisam de algum trabalho.
E aí? Sentiu falta de algo neste artigo? Tem perguntas adicionais sobre marketing digital? Deixe-me saber nos comentários, e até a próxima!