Descubra São Luís do Maranhão

Descubra São Luís do Maranhão

São Luís no Maranhão é conhecido, pelo Casarão histórico, pelas belas praias, com uma beleza exuberante de tirar suspiros dos visitantes, o turismo hoje é um dos setores mais promissores, o espaço valoriza as peculiaridades da cultura maranhense e todos os encantos de São Luís, e o que dizer dos Lençóis maranhenses, a cultura do Bumba meu boi que se mantém desde o século 18, arrastando maranhenses e visitantes por todos os cantos da cidade nos meses de Junho e Julho, mas outro item também entra no roteiro turístico daqueles que passam pela ilha que é formada pelos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, cada um deles guarda belezas naturais, culinária típica e um jeito peculiar de encantar a todos, o segundo maior litoral do País têm muito a oferecer em termos de sabores presentes na gastronomia local, a dica é deixar a dieta de lado e aproveitar uma das gastronomias mais ricas do Brasil.

Belezas naturais

O Estado do Maranhão possui um litoral gigantesco, com 640 Km de belezas naturais, só na região metropolitana de São Luís são mais de 32 km de orla com 12 praias, os ventos são fortes e constantes, é um ótimo destino para quem é adepto de esportes náuticos. Praias urbanas com areia fina e ondas fortes, que vai até a enseada onde se pode encontrar ondas calmas e águas transparentes.

Entre as praias mais procuradas destacamos as praias do Boqueirão, da Guia e da Ponta d’Areia. Ainda podemos destacar a praia de São Marcos que se encontra no início da Avenida Litorânea, com excelente infraestrutura, muito movimentada, perto de alguns pontos turísticos, como o Forte de São Marcos e a casa de veraneio do Governo do Estado.

Ainda na Avenida Litorânea encontramos a Praia do Calhau, com belas dunas cobertas por vegetação rasteiras, com águas tranquilas, na orla temos várias opções de lazer.

Com pouca estrutura de lazer a Praia do Olho d’Água possui uma beleza que compensa a visita, muitas dunas, morros, com ondas agitadas, ideal para o surf.

Fenômeno das Marés

O Maranhão possui a maior variação de marés do país e a terceira do mundo, São Luís nos presenteia com o curioso e fantástico fenômeno das marés, em apenas seis horas, a diferença entre a preamar e a baixa mar pode chegar a 8 metros. Há um mirante próximo ao palácio dos Leões, onde se pode observar o mar em sua constante variação, a Baía de São Marcos, na Capital é o melhor lugar para se deslumbrar com o maravilhoso e curioso fenômeno da natureza.

O fenômeno se dá pelo formato do litoral maranhense, as fases da lua e a proximidade do estado com a Linha do Equador. A observação das marés é muito importante para toda a população do Maranhão, pois os horários dos barcos dependem da maré alta para poderem sair e não ficar encalhados. O rio que corta São Luís chega a ficar praticamente seco em certas horas do dia e completamente cheio em outras.

Por isso, os passeios de barcos na região não costumam ter um horário definido. Caso você queira fazer um passeio pela Cidade Histórica de Alcântara, por exemplo, deve se informar um dia antes para saber as condições da maré no Cais da Praia Grande, local de onde partem os barcos.

É um fenômeno muito bonito, curioso e até assustador de ver. Lembra um pouco um tsunami, quando acontece o recuo do mar. Mas depois o medo vai embora, só deixando a sensação boa de ter visto um fenômeno raro e interessante, que pode render boas fotos e filmagens de lembrança.

Gastronomia

O forte dessa cozinha são os frutos do mar aguçando não só o paladar dos nativos, mas em especial dos turistas que chegam por aqui e aquecem a dupla turismo e gastronomia, incluída na cultura regional a gastronomia ao lado da dança, arquitetura, e o modo de falar vem sendo ressaltada nos pacotes turísticos, a diversidade de temperos é garantida pelas influências das regiões norte e nordeste garantindo também a satisfação dos paladares mais exigentes, a exemplo da Pescada à moda maranhense simples e saborosa, o que lembra a moqueca baiana, sua origem é indígena, e seu ingrediente principal é a pescada, sempre acompanhada por ovo cozido, muitos já chegam recomendados para comer a Carne de sol, esta iguaria não é exclusiva do Maranhão, porém do Nordeste há quem diga ser a melhor. Temos também Mariscada, Peixada, Arroz Maria Isabel todavia uma versão maranhense e piauiense do conhecido arroz carreteiro bem temperado com carne de sol e coentro, Caldeirada maranhense um ensopado tendo como ingrediente principal o camarão, pode ser feita com outros frutos do mar, seu tempero ainda é acompanhado por ovos cozidos e batata, o Caranguejo está em quase toda culinária do Maranhão, com destaque no ensopado, patinhas, em casquinha… o caranguejo “toc toc” é o mais famoso, depois de cozido precisa de um martelinho para quebrar a casca, sem esquecer do famoso Arroz de cuxá, o orgulho do Estado, tem por base o arroz, e uma erva que raramente é encontrada em outra região do Brasil, a vinagreira requer habilidade no preparo por ser azeda e ácida.  O arroz de cuxá até foi homenageado em poesia pelo poeta maranhense Arthur de Azevedo:

“Eu tenho muitas saudades / Da minha terra querida… / Onde atravessei a vida / O melhor tempo foi lá. / Choro os folguedos da infância / E os sonhos da adolescência; / Mas… choro com mais frequência / O meu arroz de cuxá”

A fim de fortalecer o tempero das gastronomias regionais, não faltam opções para lá de saborosas e bem características da ilha. De qualidade a variedade, alguns frutos do mar são pescados na hora, proporcionando melhor sabor a clientela, a variedade é grande, ainda temos o Vatapá, Creme de camarão, Tortas de camarão, caranguejo, de peixe… são servidas com outros pratos durante a refeição, Arroz do mar sim o maranhense gosta de arroz, são muitas as receitas com este componente, o arroz do mar é cremoso misturado com frutos do mar, Beiju conhecido pelo Brasil, parente da tapioca, o que modifica é o modo de preparo, o beiju maranhense é feito com a massa da mandioca, sem falar nas inúmeras opções de recheios,  e muitas outras delícias.

Inúmeras são as opções de um trajeto turístico, os guias são ótimos condutores apresentando aos visitantes os tipos de mangues, as espécies de caranguejo e outras curiosidades, na Praia dos Mariscos para quem é fã de Ostras não demora muito para algum ambulante te oferecer uma ostra fresca com sal e limão, pode também comer o marisco catado na hora direto do criatório, um dos melhores locais pra prová-las direto da fonte é num passeio de barco pela região de Raposa, a poucos quilômetros de São Luís, outro marisco típico da região,  os turistas podem pegar com as próprias mãos o Sarnambi mas para isso é preciso mergulhar nas águas refrescantes, uma aventura e tanto não é mesmo.

No Mercado Central é um dos espaços que mais sintetizam os sabores e aromas da culinária de São Luís, por aqui podemos encontrar o Guaraná Jesus um dos ícones do Maranhão, ele já ganhou o Brasil e hoje pode ser encontrado em diversos Estados. A cor rosa, o cheiro e o sabor doce são a marca registrada, ainda pelo Mercado outra iguaria típica é a Manteiga em garrafa, uma culinária excepcional, quando se fala em gastronomia maranhense nós colocamos em mente peixes, camarões e caranguejos então fazendo uma releitura vamos encontrar ainda a Farinha d’água que é a melhor do Maranhão e pode ser encontrada no Mercado Central, muitos conhecem como farinha de puba, e  por falar na culinária de São Luís uma cultura tão rica é necessário entender que essa cultura e gastronomia tem influência dos franceses, dos portugueses, dos holandeses, africanos e do Brasil dos indígenas.

Outro prato típico da região é a Torta de camarão, um tipo de omelete. De sobremesa, não deixe de provar os cremes de frutas regionais, como o bacuri e o cupuaçu. Há ainda sucos de mangaba, graviola, pitanga, acerola, sapoti e abricó. Aproveite para provar sabores que você não costuma encontrar perto de casa.

Ah, uma outra dica é provar também dos licores artesanais, além das cachaças da terra, a tiquira e a catuaba (bebida afrodisíaca) que completam esta experiência única de sabores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Oii