Conta PJ: o que é e como funciona
Muitas pessoas procuram saber o que é uma conta PJ, de que forma ela funciona e como fazer, justamente para que se tenha um tipo de controle financeiro, ainda mais para quem possui um empreendimento.
Sendo assim é preciso que você tenha um tipo de conhecimento para que consiga utilizar melhor a sua conta PJ, e principalmente para que procure as melhores condições e tenha o resultado que planeja.
Por isso vamos trazer todas as informações sobre uma conta PJ, como fazer e como funciona para que você avalie a necessidade ou não, tendo em vista que é obrigatório em muitos casos.
O que é uma conta PJ?
Uma conta PJ é uma conta feita para Pessoa Jurídica, ou seja, em nome de empresa, com CNPJ e todas as questões relativas que precisam ser levadas em conta, e principalmente que fazem a diferença nesse contexto.
Uma Pessoa Jurídica possui alguns impostos e encargos que são específicos desta categoria, e também é uma forma de gerenciar melhor o negócio tendo em vista que é um ponto muito importante para ser observado.
Conhecendo o que é uma conta PJ, vamos dar algumas dicas de como abrir e aproveitar de seus benefícios, além de conseguir também gerenciar melhor o seu negócio, sem deixar nada em falta.
Como abrir
Todos os bancos trabalham com conta PJ, e por isso você pode optar por qualquer um da sua preferência, sendo que eles se diferenciam a partir de algumas facilidades ou nos custos envolvidos no negócio.
Em muitos dos bancos que você já possui conta, existe a opção de fazer uma conta PJ, operando as duas ao mesmo tempo, o que acaba geralmente acontecendo, já que é algo que pode ser oferecido.
A partir de então você cumpre as exigências legais como criação do CNPJ e nome da empresa e para confirmar a abertura da conta você precisa levar:
- Documentos da criação da empresa
- Comprovante do CNPJ
- Comprovante do endereço da empresa
- Faturamento do último ano (12 meses) da empresa
- Documentos dos sócios ou responsáveis legais
- Comprovante de endereço dos sócios ou representantes legais
Quais as vantagens
Uma conta PJ é fundamental para qualquer tipo de empreendimento principalmente para que você consiga gerir o negócio e cumpra com todas as exigências legais e fiscais que são exigidas para esse tipo de atividade.
Uma das vantagens é que você pode deixar nela todos os lucros e ganhos da empresa, separando da conta pessoal, e assim tendo um controle maior dos rendimentos que você conseguiu em um determinado tempo.
Ainda assim é interessante abrir uma conta PJ para que você também cumpra com todos as exigências, já quem em caso de sociedade, os sócios também precisam ter acesso e realizar movimentações, o que não é ideal para que seja feito na conta pessoal.
Por isso é algo imprescindível, até porque você pode também precisa separar as contas para que não interfira na saúde financeira da empresa, e ter uma conta PJ é ideal neste sentido e até o mais indicado.
Utilizando a sua conta
Com sua conta PJ ativa você pode dar início de fato às movimentações e ações que são necessárias para que possa tocar o empreendimento e fazer os primeiros investimentos que podem ser feitos.
Você pode destinar parte dos rendimentos em aplicações como PJ o que pode trazer alguns lucros muito importantes e que são indicados para que você amplie as possibilidades de ganho real.
Quando se tem uma empresa é preciso pensar em cada detalhe, de como montar todas as condições, de obter fornecedores, de procurar estratégias de lucros e principalmente ir atrás de clientes.
Ter uma conta feita somente para movimentações empresariais pode lhe render tempo e também uma administração diferenciada, que de fato atende ao que você precisa e o que você pretende enquanto empresa de fato.
Assim também você pode ter ajuda financeira do banco, que pode indicar investimentos e até aplicações para que o seu dinheiro renda mais, e dependendo do contrato, pode até ter um suporte especializado.
Dessa maneira é possível crescer com a empresa e também ter o controle financeiro que necessita, obtendo todos os benefícios posteriormente que podem ser repensados para a saúde da empresa, inclusive.