10 motivos para inserir a Yoga como uma atividade semanal na sua rotina

10 motivos para inserir a Yoga como uma atividade semanal na sua rotina

A prática da Yoga vai muito além do que queimar calorias e tonificar os músculos. É um treino de mente e, corpo que combina fortalecimento, alongamento, e poses com respiração profunda sem esquecer da meditação, neste artigo você vai descobrir 10 motivos para inserir a yoga como uma atividade semanal na sua rotina.

Existem mais de 100 diferentes tipos de yoga. Alguns são rápidos e intensos. Outros são gentis e relaxantes

  • Hatha. A forma mais frequentemente associada ao yoga, combina uma série de movimentos básicos com a respiração.
  • Vinyasa. Uma série de posições que fluem suavemente.
  • Ashtanga. Uma série de poses, combinadas com uma técnica de respiração especial.
  • Bikram. Também conhecida como “yoga quente”, é uma série de 26 poses desafiadoras realizadas em uma sala aquecida a altas temperaturas.
  • Iyengar. Um tipo de yoga que usa adereços como blocos, correias e cadeiras para ajudá-lo a mover seu corpo para o alinhamento adequado.

A intensidade do treino de yoga depende de qual forma que você escolher.

10 Benefícios da Yoga para a saúde

A Yoga trabalha para melhorar a saúde amenizando as dores, são inúmeros os benefícios.

1. Melhora sua flexibilidade

Melhor flexibilidade é um dos primeiros e mais óbvios benefícios do yoga. Durante sua primeira aula, você provavelmente não será capaz de tocar os dedos dos pés. Mas no decorrer das aulas notará um afrouxamento gradual e, eventualmente, poses impossíveis serão possíveis. Você também provavelmente notará que dores e dores começam a desaparecer.

2. Regula as glândulas supra-renais

Yoga reduz os níveis de cortisol. Normalmente, as glândulas supra-renais secretam cortisol em resposta a uma crise aguda, que temporariamente aumenta a função imunológica. Se os seus níveis de cortisol permanecerem altos mesmo após a crise, eles podem comprometer o sistema imunológico. Os aumentos temporários de cortisol ajudam na memória de longo prazo, mas níveis cronicamente altos prejudicam a memória e podem levar a mudanças permanentes no cérebro. 

3. Impede a cartilagem e a desagregação da articulação 

Cada vez que pratica yoga, você exercita suas articulações através de toda a amplitude de movimento. Isso pode ajudar a prevenir a artrite degenerativa ou atenuar a incapacidade ao “espremer e encharcar” as áreas da cartilagem que normalmente não são usadas. A cartilagem articular é como uma esponja, sem o sustento adequado, as áreas negligenciadas da cartilagem podem eventualmente se desgastar, expondo o osso subjacente como pastilhas de freio gastas.

4. Aumenta o seu fluxo sanguíneo

Yoga faz seu sangue fluir. Mais especificamente, os exercícios de relaxamento que você aprende na yoga podem ajudar a sua circulação, especialmente em suas mãos e pés. O Yoga também aumenta os níveis de hemoglobina e glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para os tecidos. E dilui o sangue tornando as plaquetas menos pegajosas e reduzindo o nível de proteínas promotoras do coágulo no sangue. 

5. Reduz o açúcar no sangue

O Yoga reduz o açúcar no sangue e o colesterol LDL (“ruim”) e aumenta o colesterol HDL (“bom”). Em pessoas com diabetes, a yoga reduziu o nível de açúcar no sangue de várias maneiras: diminuindo os níveis de cortisol e adrenalina, estimulando a perda de peso e melhorando a sensibilidade aos efeitos da insulina. 

6. Ajuda você a se concentrar

Um componente importante do yoga é se concentrar no presente. Estudos descobriram que a prática regular de yoga melhora a coordenação, o tempo de reação, a memória e até mesmo os escores de QI. As pessoas que praticam a Meditação Transcendental demonstram a capacidade de resolver problemas, adquirir e recordar melhor as informações.

7. Melhora seu equilíbrio

Praticar regularmente yoga aumenta a propriocepção (a capacidade de sentir o que seu corpo está fazendo e onde está no espaço) e melhora o equilíbrio. Pessoas com má postura ou padrões disfuncionais de movimento geralmente têm uma propriocepção ruim, que tem sido associada a problemas no joelho e dores nas costas. Melhor equilíbrio pode significar menos quedas.

8. Dá-lhe paz de espírito

O Yoga reprime as flutuações da mente, em outras palavras, isso retarda os ciclos mentais de frustração, arrependimento, raiva, medo e desejo que podem causar estresse. E o estresse está implicado em tantos problemas de saúde, desde enxaquecas e insônia até lúpus, esclerose múltipla, eczema, pressão alta e ataques cardíacos, se você aprender a acalmar sua mente, provavelmente viverá mais e com mais saúde.

9. Dá-lhe força interior

Yoga pode ajudá-lo a fazer mudanças em sua vida. Na verdade, essa pode ser sua maior força. Tapas, a palavra sânscrita para “calor”, é o fogo, a disciplina que alimenta a prática de yoga e, que a prática regular constrói. As tapas que você desenvolve podem ser estendidas ao resto de sua vida para superar a inércia e mudar hábitos disfuncionais. Você pode descobrir que, sem fazer um esforço especial para mudar as coisas, começa a se alimentar melhor, a se exercitar mais ou, finalmente, a parar de fumar depois de anos de tentativas frustradas.

10. Cria consciência para transformação

Yoga e meditação constroem consciência. E quanto mais consciente você estiver, mais fácil será se libertar de emoções destrutivas como a raiva. Estudos sugerem que a raiva e a hostilidade crônicas estão tão fortemente ligadas a ataques cardíacos quanto o fumo, o diabetes e o colesterol elevado. O Yoga parece reduzir a raiva aumentando os sentimentos de compaixão e interconexão e acalmando o sistema nervoso e a mente.

Um Dica Extra 

Incentiva o autocuidado

Em grande parte da medicina convencional, a maioria dos pacientes são receptores passivos de cuidados. Na yoga, é o que você faz por si mesmo que importa. O Yoga fornece as ferramentas para ajudá-lo a mudar, e você pode começar a se sentir melhor na primeira vez que praticar. Também pode perceber que quanto mais se compromete a praticar, mais se beneficia. Isso resulta em três coisas: você se envolve em seu próprio cuidado, descobre que seu envolvimento lhe dá o poder de efetuar mudanças, e ver que você pode efetuar a mudança lhe dá esperança. E a própria esperança pode ser curativa.

Gostou do artigo? Comenta aqui abaixo com a sua opinião sincera e terei o prazer de responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Oii