Visão geral do condicionamento físico

Quando se fala em condicionamento físico, logo vem em nossas cabeças a visão de um atleta submetendo-se a treinamentos cansativos e vigorosos, fato que acaba nos distanciando da rotina de um competidor. O que poucos sabem é que nós também precisamos estar bem condicionados para as atividades da vida diária, assim como os atletas precisam de uma boa qualidade física para realizar suas competições. Na verdade quase todos nós fazemos atividade física, pois essas incluem todos os movimentos diários, como subir escadas, andar, limpar a casa, se vestir etc…

Estar bem condicionado não requer horas e horas de treino com altas cargas, precisa somente de disciplina e disposição. Diferente do que chamamos de atividade física, incluída no nosso dia a dia, os exercícios físicos são mais categóricos e pra desfrutar dos seus benefícios é necessário uma certa rotina, uma freqüência a seguir. É necessário seguir um parâmetro a partir do qual você poderá medir intensidade e volume do seu treinamento. Exemplo: caminhar 2km três vezes por semana em 20 minutos. Para aumentar a intensidade, basta tentar fazer o mesmo percurso em 18 ou 19 minutos. Se quiser elevar o volume do treino, seria interessante tentar fazer a caminhada quatro vezes por semana. Assim você controla todo seu treinamento e pode anotar seus avanços e progressos.

Levando a sério, qualquer pessoa pode ficar em forma sem prejudicar seu sistema locomotor, respeitando seus limites e tendo o melhor que a atividade física pode trazer.

A partir de agora, a cada semana vamos tratar de assuntos referentes a atividade física, cuidados com o corpo, uso de suplementos, atividades ao ar livre e em academias. Não espere o verão chegar para buscar um corpo saudável e em forma. Bons treinos!!

 

Por Adenilson Santos – professor de Educação Física formado pela Faculdade Montenegro

 

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