Vacinação contra o HPV…

padrão destaqueA vacina contra o Papilomavírus Humano – HPV – começa a ser distribuída gratuitamente para as meninas de 11 a 13 anos a partir do próximo dia 10 de março. Equipes de vacinação estarão nas escolas públicas, municipais e particulares de todo o País durante um mês, aplicando a primeira das três doses. Como em toda iniciativa pioneira, desafios precisarão ser vencidos, pois em algumas famílias falar de sexualidade nesta faixa etária é ainda bem complicado e em outras, devido a questões religiosas e culturais.

Para a vacinação nas escolas, será necessária a apresentação do cartão de vacinação ou documento de identificação. Os pais receberão antecipadamente uma carta informando a importância da imunização. Caso exista oposição à aplicação, será necessário que enviem um documento assinado informando a recusa.

A segunda dose da vacina já está agendada para o mês de setembro e todas as meninas que receberem a primeira, estarão automaticamente cadastradas para a etapa seguinte.

O médico urologista Marcelo Gomes, de Itapetinga, que é um estudioso do assunto, falou ao Jornal Dimensão:

“A princípio o programa vai atingir primeiro a imunização das meninas de 11 aos 13 anos. A segunda dose é aplicada dois meses depois e somente cinco anos após, é que se aplicará a terceira dose. O governo brasileiro com isto não estará fazendo nada de novo, mas sim copiando o Canadá, Suiça e México, que já fazem isto há seis anos. E quando se fala em saúde pública, tem que se pensar em custo, o que se nota é que com esta iniciativa a tentativa é imunizar o maior número de pré-adolescentes e cerca de 4 milhões de doses foram compradas”, explicou o urologista.

 

Vacina eficaz

Testada em mulheres dos 10 aos 25 anos, a vacina tem um teste positivo e um resultado satisfatório. “A mulher que tem 25, 30 anos ou 40 pode também tomar a vacina. Inclusive existem testes em mulheres que já tiveram o HPV e o resultado fazendo a imunização tomando a vacina foi positivo”, comentou Gomes.

O Brasil registra 500 casos de HPV por ano no Brasil. O período de incubação é de 9 meses e de cada 100 pessoas em idade sexual ativa, dos 19 aos 49 anos, 75 delas tem contato com o vírus. Destas, 60 eliminam o vírus pelo sistema imunológico e dos 15 restantes, 10 ficam com o vírus em estado latente, 4% ficam na sua forma sub-clínica, que só é descoberta se for feito o exame do papanicolau ou uma peniscopia, pois o HPV não só atinge as mulheres mas também aos homens. E em 1% deste total o HPV se apresenta em forma de verruga, ou então na lesão que na mulher se diagnostica no exame preventivo, segundo relatou o médico Marcelo Gomes.

Tags: , ,

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário