Simpósio de Informática do IF Baiano promove integração e troca de conhecimentos

Entre os dias 11 e 14 de julho, alunos dos cursos Técnicos em Informática dos Campi Itapetinga e Bom Jesus da Lapa participaram do Info-Baiano 2.0 – II Simpósio de Informática, promovido pelo IF Baiano – Campus Itapetinga.

O evento organizado pelos professores Pablo Freire Matos, Francisco Hélio Oliveira, Rosana Moura de Oliveira, Djan Almeida Santos e Hudson Barros Oliveira contou com a presença de diversos profissionais com larga experiência na área de Informática.

Por volta das 20h, aconteceu a cerimônia de abertura. A mesa solene foi composta pelo diretor-geral do Campus, professor José Assunção Silveira Júnior, diretores de Desenvolvimento Educacional, Christian Albert Carvalho da Cruz, e de Administração e Planejamento, Joaquim Filho Moreira de Castro, além do professor do curso Técnico em Informática, Pablo Freire Matos, representando a comissão organizadora, Helder Baleeiro Cardoso, diretor da empresa Inpasupri – Suprimentos de Informática, representando os patrocinadores do evento e os palestrantes da noite, Andrique Figueiredo Amorim – Coordenador de Tecnologia do Colégio Sacramentinas – Vitória da Conquista e Agnaldo Freire – Diretor Executivo do CEPEDI – Ilhéus.

Como ressalta o professor Pablo Freire Matos, na segunda edição do Info-Baiano, houve uma preocupação dos organizadores em convidar palestrantes de renome no contexto profissional contemporâneo e em diversificar as temáticas das palestras e minicursos.

O diretor-geral, José Assunção Silveira Júnior comemora a integração Inter campi e a participação da comunidade no evento. “Nos deixa muito felizes o fato de termos aqui a presença dos alunos e servidores do Campus Bom Jesus da Lapa. Isso mostra o nosso potencial de integração entre os campi, a nossa força. O Info-Baiano está consolidado, com a sua qualidade e, com certeza, teremos diversos nos anos seguintes”.

As duas palestras da noite versaram de assuntos relacionados às experiências dos palestrantes no mercado de Tecnologias da Informação. O professor Andrique Figueiredo Amorim apresentou a palestra “Robótica Educativa”, tecendo informações sobre o uso da robótica em atividades escolares, com alunos do ensino fundamental e médio, e descrevendo seus experimentos e prêmios conquistados no Brasil e exterior. O professor da UESC, Agnaldo Freire, fez uma explanação do Mercado de Trabalho no Cenário Tecnológico Regional, apresentando estatísticas sobre o mercado de TI e abordando sobre as oportunidades no pólo de informática de Ilhéus e a lei de informática.

No último dia, Mauricio Jacó Cerri – Gerente de TI da UNIMED/SP proferiu a palestra esperada por todos, cujo tema era “Qualificação em Tecnologia da Informação no ‘Brasil das Oportunidades'”. O palestrante paulista listou as qualidades de um bom profissional na área de TI e apresentou o perfil do profissional de TI que as empresas procuram. Por fim, apresentou dois cases (IBM e UOL), mostrando aos alunos casos de sucesso, incentivando-os a ter visão de negócio e a ser dono do próprio negócio.

Durante os dias do evento, alunos concluintes do curso Técnico em Informática do IF Baiano Campus Itapetinga apresentaram pôsteres de seus projetos de estágio. O projeto “IF Biblio: Sistema Desktop para Gestão de Informação de Biblioteca”, dos discentes Hirlei Oliveira Moreira e Ivanderson Oliveira Moreira, teve orientação do professor Pablo Matos. Sob a orientação do professor Djan Almeida Santos, os estudantes Bruno Silva de Oliveira e Eder Soares apresentaram o trabalho “Control Web 1.0”, que é um sistema de informação via web que controla estoque de materiais. Segundo Bruno Oliveira, a função do programa é “armazenamento de informações de serviços, produtos, operadores e relatórios de uma empresa”. O projeto executado nas instalações da UESB – Campus Itapetinga, onde o estudante realiza o estágio, é a oportunidade de mostrar as competências adquiridas no curso. “Coloquei em prática as atividades realizadas em sala de aula com os professores orientadores”, ressalta Bruno.

O II simpósio de Informática ofereceu ainda oito minicursos para estudantes e comunidade, com 35 vagas cada. Para a participação em alguns minicursos, além de conhecimentos específicos, os candidatos deveriam levar notebook com softwares necessários já instalados.

As informações são do Setor de Comunicação Social do IF Baiano – Campus Itapetinga.

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário