Serviço de Telemedicina…

sdfDesde que a Fundação José Silveira assumiu o Hospital Cristo Redentor através de uma parceria firmada no dia 4 de julho, a Santa Casa de Misericórdia de Itapetinga vem implantando novos serviços, além de já ter efetuado melhorias na estrutura física do hospital. Há a expectativa de que no mês de outubro os leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva – também estejam prontos.

Na última segunda-feira, 19, outra novidade foi disponibilizada à comunidade no Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira: trata-se do serviço de Telemedicina no Pronto Atendimento, agilizando os serviços de urgência e emergência.

Como Funciona:

Quando um paciente dá entrada no Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira, com dor ou sinais de problema cardiológico, o médico solicita um ECG (Eletrocardiograma) além de outros exames. O ECG é realizado pelo pessoal de enfermagem e, fazendo uso do software do computador, o resultado é remetido via internet para o endereço de uma Central de Telemedicina, em Salvador.

O serviço funciona de forma ininterrupta, 24h por dia. Um cardiologista fica permanentemen-te de plantão para fornecer o laudo imediatamente após o recebimento do ECG.

O processo completo – recebimento do ECG, análise, laudo, envio e contato – leva em média 15 minutos.

De acordo com informações da Enfermeira Paloma, do Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira, “antes da implantação do Telemedicina no Cristo Redentor, o sistema de eletrocardiograma era solicitado por um médico especialista, sendo que só ele encaminharia esse eletrocardiograma. Se entrasse um paciente que necessitasse do serviço de eletro, ele teria que aguardar a presença de um médico especialista para realizar esse procedimento. Hoje, com a implantação do sistema de Telemedicina não há mais espera, o paciente realiza os exames com resultado em até menos de dez minutos, graças ao envio via internet direto de Salvador”, disse a enfermeira.

A reportagem é de Diego Rodrigues.

Tags:

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário