Secretário de Esportes assume…

Após uma longa espera por uma definição sobre quem seria o novo secretário de Esportes da atual administração, enfim a cidade de Itapetinga já tem um nome oficial para o cargo – trata-se do Administrador de Empresas Landualdo Prates. Desde o início do ano foram muitas as especulações sobre quem exerceria a função, inclusive muito se falou na permanência do ex-jogador Charles Fabian no cargo.

Aos 51 anos, Landualdo assume o posto prometendo uma gestão participativa e coerente. Ele faz especialização em Gestão em Políticas Públicas, demonstra motivação para trabalhar com a equipe que formar e se diz um admirador de bons projetos. Sem muitas promessas e nem tempo hábil para um planejamento, ele fala de seus principais objetivos com o esporte e comenta que é contra a secretaria unificada com a cultura: ‘‘alguém vai sair perdendo’’.

 

Jornal Dimensão – Apesar do pouco tempo da sua confirmação como secretário de Esportes, já existe algum planejamento para o ano de 2013?

Landualdo Prates – Ainda não tive tempo pra isso, a confirmação desta minha nova função foi oficializada hoje (dia 14) e isso vai ser minha prioridade, montar um planejamento.

 

J. D. – Há especulações de que não haverá os campeonatos da 1ª e 2ª divisão em 2013. Que tipo de apoio a Secretaria de Esportes dará para que isso não aconteça, já que há uma dependência financeira destes eventos com a prefeitura?

Landualdo Prates – A intensão é que haja! Mas tudo deverá ser avaliado, desde as estruturas fornecidas aos atletas até as fornecidas aos torcedores que frequentam o estádio. Por enquanto não vejo problema para realização desses eventos.

 

J. D. – Na sua opinião, o que seria capaz de impedir a realização de um campeonato municipal de futebol?

Landualdo Prates – Uma grande reforma no estádio! Temos um desejo de fazer isto e precisaríamos de tempo para reforma. Neste caso iremos trazer especialistas para que nos digam o que deveremos fazer para ter um palco que supra as novas necessidades de um estádio de futebol, mas isto ainda tem que ser planejado e ver quando poderemos fazer esta reforma.

 

J. D. – Nunca houve em secretarias anteriores uma política sólida em relação a um trabalho voltado para as categorias de base na cidade. Como o senhor verá a participação da Secretaria de Esportes com esta faixa etária?

Landualdo Prates – Fui o coordenador do primeiro campeonato municipal de escolinhas em Itapetinga. O interesse pelo esporte começa cedo, justamente onde temos que atuar. Não adianta correr atrás do prejuízo! Depois que perdemos nossas crianças para as drogas tudo fica mais difícil. No projeto temos que construir uma associação que beneficiará as categorias de base, seja qual for o esporte. Já fiz um projeto desses muito tempo atrás e agora é hora de apoiar esse que já foi um grande desejo meu.

 

J.D. – Há muitas reclamações de que os recursos do poder público só atingem o futebol e as outras modalidades esportivas são esquecidas. O que o novo secretário pensa sobre este assunto? Haverá apoio a outros segmentos esportivos?

Landualdo Prates – Logo quando assumi o cargo interinamente tive uma agradável surpresa enquanto caminhava ao redor do Parque Poliesportivo da Lagoa. Ao encontrar com um amigo, ele me apresentou uma criança que queria me reivindicar uma coisa. O garoto me pediu que construísse uma rampa de bicicross. Era um pequeno pedido que não custará muito para a prefeitura, mas valerá muito para as crianças que gostam deste esporte. O que quero dizer é que estamos abertos a sugestões e uma cidade com o potencial como o nosso não pode investir somente em um esporte.

 

J.D. – Quase todos os anos ouvimos falar em uma escassez nos recursos do esporte. Quais são seus planos para resolução deste problema ou acha que ele não existe?

Landualdo Prates – Existe sim e sempre gostei de trabalhar com projetos. Já consegui por este meio um importante recurso para o Centro Social Urbano (CSU). Aquele benefício não usou um centavo da prefeitura, foi uma verba federal e só conseguimos por que fizemos um projeto bem feito e com credibilidade. Assim também funciona um ambiente como a Secretaria de Esportes, não podemos ficar esperando somente pelos meios municipais, vamos fazer muitos projetos e tentar, tentar e tentar.

 

J.D. – Existem boatos de que pode haver uma unificação dos setores de esporte e cultura, formando uma Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, como já foi no passado. O que acha desta sugestão?

Landualdo Prates – Não vejo este assunto com bons olhos. Nesta “unificação” alguém vai sair perdendo e possivelmente será o esporte. Se no âmbito federal já existem ministérios distintos para as duas modalidades, por que não seguir o mesmo raciocínio no contexto municipal? São projetos diferentes e não dariam certos juntos caso isso acontecesse.

 

J.D. – Mais algo a acrescentar?

Landualdo Prates – Quero deixar claro que vou tentar fazer uma secretaria onde todos terão oportunidades, sem exceções, e que estará sempre de portas abertas à imprensa e às pessoas que nos procurarem.

 

 

Tags:

Um comentário para “Secretário de Esportes assume…”