Revitalizadas, Tábuas da Lei ocupam novo espaço na Praça Dairy Valley

Com a presença de pastores de várias denominações, autoridades locais e populares, Itapetinga ganhou na manhã deste sábado mais um monumento cultural revitalizado. Desta feita foram as “Tábuas da Lei” (que contém os 10 mandamentos) e que agora estão em outro local da Praça Dairy Valley, na parte central. O antigo espaço ocupado pelas Tábuas estava bastante depredado, com o local servindo de mictório e esconderijo.

A ação do grupo Amigos Voluntários Pró-Revitalização das Praças Públicas de Itapetinga, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itapetinga, entrou em ação e depois de terem finalizado a revitalização da Praça dos Orixás, já tinham a idéia de melhorar as condições das Tábuas da Lei. Com apoio do artista plástico Sérgio Gomes, de Nilton Barbosa (filho de São Félix, artista que faleceu no início do ano e que tinha o sonho de ver as praças de Itapetinga revitalizadas), o repórter Sizínio Neto, uma equipe de jovens da Igreja Adventista do 7º Dia mais Izai Alves e o Pastor Willian Santana, o trabalho foi feito com muito zelo e cuidado, desde a escolha das pedras até a colocação de cada uma delas. “A mudança e construção do novo local durou exatamente um mês e foi feita em regime de mutirão”, comentou Izai Alves, enfatizando que as antigas Tábuas da Lei estavam na outra parte da Praça desde o dia 10.12.1977 e que tinham sido feitas pelo artista e professor Luiz Carlos Ibiapava e Silva, de Vitória da Conquista.

“Na época a idéia tinha sido da própria Igreja Adventista e contou com o apoio da administração de José Vaz Espinheira. Agora, temos novamente o prazer de contribuirmos com a revitalização e manutenção das Tábuas em local público, ainda mais visível que o anterior”, disse Alves.

Para Barbosa, “é a satisfação também de mais um dever cumprido. E e bom ver que mais pessoas abraçam a idéia de revitalização das nossas praças, que o compromisso e apoio do secretário Carlos Leôncio tem surtido efeito e já estamos com outra proposta para apresentarmos, visando a revitalização de mais um local”, disse Nilton Barbosa, se recordando também que tem recebido pedidos para que as obras que foram feitas no Parque Zoobotânico da Matinha por seu pai, sejam revitalizadas e melhor conservadas. “É outro compromisso que vamos com certeza cuidar com zelo e carinho”, assegurou.

 

Na programação festiva

A reinauguração das Tábuas da Lei fizeram parte da programação festiva em homenagem ao aniversário de 59 anos de Itapetinga, cuja data oficial é 12. Um coral de adventistas de 80 vozes se apresentou na praça agora cedo e foram distribuídos 1.000 livretos literários no comércio da cidade.

A polícia Militar, a Guarda Municipal e a Comutran auxiliaram com a segurança e a coordenação do trânsito na paraça Dairy Valley.

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário