Reciclagem marcou a semana de policiais

Começou na quarta e se encerrou ontem, para os Policiais Militares que compõem o PETO – Pelotão Tático Operacional – da 8ª CIPM, um curso de capacitação com aulas de abordagem, tiros e táticas policiais, ministrado por uma equipe especializada da CAERC de Ilhéus, com ênfase para ações policiais determinantes na relação de conflitos, preparando os policiais para atuar qualitativamente no dia-a-dia de uma sociedade.

A quadra de esportes e o auditório da 8ª CIPM foram utilizados durante o curso para as atividades, supervisionadas pelo Coronel Valci Serpa e o Capitão Siqueira.

 

Crime foi tema de palestra

Por sua vez, representantes de órgãos de Segurança em Itapetinga estiveram participando de uma palestra ministrada pela Coordenadora Regional do DPT, Isnara Martins, que tratou do assunto: “Preservação do local de crime”. Segundo ela, a violação das cenas de crimes pode comprometer o trabalho de investigação do perito, e é considerada um crime.

Isnara Martins, perita criminal e coordenadora macro-regional do DPT da região Planalto (que compõe a Coordenadoria de Itapetinga, Jequié, Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista), contou com uma platéia bastante interessada.

Segundo a perita, é comum constatar a invasão de populares e curiosos em geral nas cenas de crimes, especialmente em homicídios. “Às vezes, qualquer incidente pode acarretar a perda de uma prova. Até uma pisada em falso, pode danificar uma prova”, justifica.

Ela enfatizou ainda a importância da conscientização sobre a preservação desses locais. “A conscientização é necessária de maneira geral, para policiais, imprensa, população. Deve-se saber que manter o local sem violações contribui para o resultado do trabalho pericial”, disse.

A palestra contou com a participação do Coordenador da Polícia Civil Marcos Vinícius e de representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, SAMU/192, de peritos técnicos da 21ª Coordenadoria de Itapetinga e de vários delegados e agentes da Polícia Civil.

 

Dados e fotos de Tiago Bottino.

 

Tags: , ,

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário