Prorrogado o prazo para por fim ao odor…

mauA pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapetinga, foi realizada na sede da 1ª Promotoria de Justiça na Regional do Ministério Público da Bahia, na manhã da última segunda-feira, 6, mais uma reunião com o Promotor de Justiça, José Junseira Almeida de Oliveira, titular da 1ª Promotoria de Justiça, o representante do Frigorífico Sudoeste, José Marcos Ribeiro Costa e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Leôncio Souza Costa. O objetivo do encontro foi mais uma vez acompanhar o andamento da aquisição e instalação do filtro de lavagem de gases da graxaria do aludido frigorífico, uma vez que a população continua reclamando do nauseabundo odor exalado daquele local, causando um tremendo mal estar.

Justificativa do Frigorífico Sudoeste…

Aberta a reunião, o representante do Frigorífico Sudoeste, José Marcos Ribeiro Costa, informou que já comprou o equipamento e que a data prevista para a sua entrega em Itapetinga pela empresa fabricante é na segunda quinzena de junho do corrente ano.

O empresário garantiu que a matéria-prima processada na graxaria do Frigorífico Sudoeste é oriunda de frigoríficos de Vitória da Conquista, Ilhéus, Jequié e Eunápolis e está adequada ao processamento. Informou também que a solução definitiva do problema decorrente do odor exalado pelas chamas da graxaria será resolvida de forma definitiva com a instalação do equipamento chamado aerocondensador e que ainda serão necessários dois finais de semana para a instalação do equipamento, a partir da sua chegada à cidade.

Diante do promotor de Justiça José Junseira e do secretário de Meio Ambiente, Carlos Leôncio, foi sugerido ao representante do Frigorífico Sudoeste que ele fizesse uma campanha de esclarecimento à comunidade sobre as providências que estão sendo adotadas para solucionar o problema do mau cheiro gerado pela graxaria.

Também se esclareceu no encontro na sede da 1ª Promotoria de Justiça que o compromisso assumido pelo representante do Frigorífico Sudoeste perante a 1ª Promotoria de Justiça desta Comarca não inibe a ação de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), e nenhum outro órgão ambiental.

As informações são do repórter Sizínio Neto.

Família pede providências: não suporta mais conviver com o mau cheiro

A população de Itapetinga ainda está convivendo com o odor de coisa podre que nos meses tem invadido a cidade. Uns dizem que o mau cheiro era oriundo da Fosfocal que na semana passada novamente foi interditado pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente que flagraram a queima de osso em fornos irregulares (tijolinhos).

Outros afirmam que o odor é do Frigorífico Regional Sudoeste, que por diversas vezes já foi notificado e até já recebeu multas por conta do odor durante processamento de seus resíduos. A empresa tem até o dia 29 de maio para implantação do filtro que de uma vez por todas, vai resolver o problema.

O pior é que o odor continua prejudicando a população. Na sexta-feira passada, 3, por exemplo, das 13h às 16h, ninguém suportava a catinga que exalava na cidade, principalmente para a população do bairro mais populoso, Nova Itapetinga, que é o primeiro local a respirar o ar contaminado, que chega a causar náuseas e ânsia de vômito nas pessoas.

Moradores da Travessa 18, bairro Nova Itapetinga, reclamaram tanto que prometeram fazer um abaixo-assinado para encaminhar ao Ministério Público, bem como denunciar no programa de televisão “Se Liga Bocão”.

A família de dona Elizânia estava muito chateada e acionou o repórter Sizínio Neto para “sentir de perto” o fedor de coisa podre que tinha tomado conta do bairro, por volta das 15h daquela sexta-feira.

No mesmo momento o repórter manteve contato com o secretário Carlos Leôncio que se encontrava em uma reunião em Vitória da Conquista e embora tenha atendido, disse que iria falar com o promotor de Justiça, José Junseira Almeida de Oliveira, para saber que providência seria adotada diante da reincidência do fato.

a família lastima que o prazo para instalação da aparelhagem que vai por fim ao mau cheiro tenha sido prorrogado, uma vez que a promessa primeira dos representantes da empresa tinha sido para a segunda quinzena de maio.

Tags:

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário