PMDB começa a se movimentar e cria a ala jovem do partido

padrão destaqueSem dúvida alguma o PMDB de Itapetinga é o partido político mais tradicional da cidade. À sua frente, como líder, se mantém Michel Hagge, com mais de 50 anos dedicados à política, tendo sido eleito três vezes como prefeito e duas vezes como deputado estadual. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro em Itapetinga tem uma história inabalável, conhecido pela transparência, serviço prestado e admiração de muitos. Todos aqueles que seguem o grupo liderado por Michel são chamados de Gabirabas, fazendo referência a uma árvore típica do sertão, conhecida pela sua resistência. Por isso costuma-se dizer que “Gabiraba não morre”.

Michel Hagge enquanto prefeito se preocupou com questões mais sociais e de bem estar da comunidade, dando ênfase inclusive ao saneamento básico nas áreas mais necessitadas, dotando Itapetinga de uma excelente estrutura de ruas calçadas e serviço de esgoto em todos os bairros. No que se refere à limpeza pública, durante sua administração Itapetinga ostentou o título de “cidade mais limpa do Nordeste”. Outra preocupação foi com a educação, construindo inúmeros prédios escolares e creches espalhados pelos diversos bairros, garantindo que toda criança pudesse ter uma vaga no sistema público de ensino e próximo à sua casa. É também de Michel Hagge a obra do Parque Poliesportivo da Lagoa. Ao idealizá-la, defendeu a ideia de que ali seria o clube do pobre, ou seja, daqueles que não tinham condição de pagar o título de um clube privado. E deu certo, hoje é o maior cartão portal de nossa cidade, com um conjunto de quadras poliesportivas, espaço para caminhadas e pista de ciclismo. O local necessita de reparos urgentes e uma boa limpeza, mas mesmo assim ainda é bastante frequentado.

Hagge sempre administrou sem apoio de governo do estado e em diversas vezes não conseguia nem ser atendido em audiência. Mas sua tenacidade e determinação fizeram com que ele realizasse grandes feitos. Se fosse aqui enumerar as obras realizadas por Michel ocuparia diversas páginas deste jornal. Inclusive, em uma época onde não havia ainda o Projeto Minha casa Minha Vida, o então prefeito realizou o sonho da casa própria para muitas famílias. Com suas administrações sempre voltadas para os mais necessitados, Michel hoje é muito querido por aqueles que sempre necessitaram dos serviços públicos.

O líder político em questão ficou conhecido por acordar sempre muito cedo, percorrendo as ruas da cidade, visitando obras e fiscalizando tudo de perto. Acordar cedo e trabalhar muito sempre fez parta de sua rotina, uma vez que desde criança sempre trabalhou. E exerceu profissões como açougueiro, vaqueiro, dentre outras. Ao encerrar sua última gestão, Michel tinha um sonho que era de deixar Itapetinga quase que 100% saneada, e para isso buscou recursos e iniciou aquela obra que nos encheria de orgulho, onde todos os esgotos seriam tratados antes se serem despejados no Rio Catolé. Infelizmente o gestor que o sucedeu não deu importância alguma e tudo foi por água abaixo.

Hoje, na altura de seus 86 anos de idade, Michel se mantém forte e se consagra como líder maior, inclusive participando ativamente da última eleição, numa aliança histórica com os Democratas em Itapetinga, o que culminou em votação esmagadora de Paulo Souto e Aécio Neves aqui na cidade. Sua filha Virgínia Hagge foi deputada estadual e atualmente ocupa a função de Superintendente do Ministério da Agricultura. Agora, Itapetinga assiste ao surgimento de um novo Hagge, que pelo visto trilhará pelos mesmos caminhos do avô. Rodrigo Hagge é jovem, advogado atuante e goza de muito prestígio junto ao partido em nível de Bahia. E preocupado com o destino de Itapetinga, está cada vez mais presente por aqui.

 

O PMDB Jovem

Esta semana Michel Hagge juntamente com o seu neto e o presidente do PMDB local, Darwin Renan, convocaram alguns de seus liderados para uma reunião. Inicialmente seria um encontro pequeno, mas tomou grande proporção, inclusive com a presença de jovens de diversos bairros da cidade. O objetivo da reunião foi discutir a atuação do partido enquanto oposição, reestruturar o grupo e fundar o PMDB Jovem. O que mais chamou a atenção foi ouvir os pronunciamentos dos jovens ali presentes. Todos eles indignados com a atual situação vivida por Itapetinga. Todos lamentavam o equívoco cometido ao eleger por duas vezes consecutivas, um prefeito que muito tem deixado a desejar. Opinião que foi unânime, pois aos poucos percebe-se que a nossa cidade tem perdido as suas referências. Lamentamos pelas perdas e pela quantidade de jovens que precisaram ir embora por falta de opção em sua terra natal. Lamentamos por termos perdido o nosso Parque Zoo Matinha, único zoológico do interior do estado e que se encontra fechado. Atualmente ao darmos uma volta pela cidade não conseguimos ver nenhuma obra em andamento, o que percebemos é o descaso e o mato tomando conta das vias públicas. Fiquei assustado outro dia ao ter que ir a um enterro no Cemitério Parque da Eternidade, nunca tinha presenciado tanto desmando, com muito mato e lixo acumulado.

Foi discutido também durante a reunião sobre o nosso comodismo, todos concordamos que a cidade está abandonada, todos nós nos indignamos com a inércia do governo municipal, mas não fazemos nada. Por esses e outros motivos é que ficou decidido que a partir de agora precisaremos estar mais juntos para criarmos metas para combater essa má administração. É preciso cobrar mais para que as coisas voltem a acontecer. Não é justo que uma cidade com a história de Itapetinga fique parada no tempo. Aqui tem faltado tudo e sobrado muita incompetência e vontade de trabalhar.

Na ocasião da reunião foi criado o PMDB Jovem, por acreditar que o nosso futuro ainda pode ser melhorado, principalmente quando a juventude é convidada a discutir política. Com uma diretoria provisória, tendo Rodrigo Hagge como presidente, o grupo já começa a se articular para em breve entrar em ação. Todos aqueles que se identificarem com a causa, estão convocados.

 

Em busca do resgate

Ao fazer uso da palavra, o líder Michel Hagge traçou um perfil da atual situação vivida pelo município e lamentou que as coisas tenham chegado a esse patamar. Em breve será feito um recadastramento dos filiados ao partido a fim de fortalecer o grupo para a próxima disputa eleitoral, visando o resgate da nossa tão querida Itapetinga. Também será agendada outra reunião, dessa vez mais ampla, com maior participação. Pelo andar da carruagem o meio político deverá se movimentar a partir de agora.

Tags:

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário