NAIPD promove teste gratuito de acuidade visual

feCom o objetivo de contribuir para a detecção de problemas de visão, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (NAIPD) de Itapetinga promoveu esta semana, testes de acuidade visual. Toda a comunidade universitária, desde alunos, até servidores, professores e funcionários terceirizados, puderam realizar gratuitamente o teste na Uesb.

A iniciativa do Núcleo contou com a parceria da Óticas Teixeira, através da gerente Eliane Brotas Queiroz, com testes realizados pelo técnico em acuidade visual Antônio Marcos Silva Araújo. Entre os problemas de visão mais comuns estão miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo, catarata, glaucoma e infecções oculares. Aqueles que realizaram o teste na Uesb e apontaram necessidade de óculos ou de outros exames específicos futuramente contarão com profissionais especializados na área e desconto na Ótica.

Na opinião da coordenadora do NAIPD em Itapetinga, Rosangela Batista, a realização dos testes foi motivada pelos problemas apresentados no Núcleo. “Atendemos alunos com baixa visão, outros que apresentaram dores de cabeça, dificuldade de aprendizagem, tonturas, enjoos e dificuldade de concentração e aproveitamento em sala de aula, que podem ser em virtude de problemas de visão”, explicou a coordenadora.

A atividade, que conta com o apoio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), já realizou 44 testes e a expectativa é que cerca de 70 atendimentos sejam realizados neste primeiro dia. Para contribuir ainda mais com a comunidade acadêmica será viabilizado numa segunda etapa dos testes, o exame de vista com emissão de receita e definição do grau.

As informações são da jornalista Mellina Montanha.

Um comentário para “NAIPD promove teste gratuito de acuidade visual”