Municípios do Médio Sudoeste unem-se em consórcio para promover o desenvolvimento da região

modelo 1Em ato público realizado na Câmara Municipal de Itambé, prefeitos do Território do Médio Sudoeste deram um passo definitivo para a estruturação do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável, cuja adesão já havia assinado anteriormente. A Assembléia de Itambé fez parte da agenda Coordenada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) do Médio Sudoeste. Na oportunidade, foi aprovado o Estatuto Social do Consórcio pelos prefeitos e em seguida realizada a primeira eleição da Mesa Diretora, ficando como presidente a Prefeita do município de Nova Canaã, Raquel Lopes Andrade.

A diretoria assume os trabalhos com a difícil tarefa de buscar mais melhorias para os 12 municípios do Território do Médio Sudoeste da Bahia que estão aderindo ao consórcio: Caatiba, Firmino Alves, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Ibicuí, Iguaí, Macarani, Maiquinique, Potiraguá, Nova Canaã e Santa Cruz da Vitória. Como Secretário Executivo foi escolhido e nomeado pelos prefeitos, por unanimidade, o diretor do Codeter, Dorivaldo Júnior. Tal escolha reflete a preocupação dos prefeitos em dar continuidade à política de desenvolvimento da região, que o Colegiado já vem executando, utilizando-se de estratégias e mecanismos dos governos estadual e federal. “A própria criação do Consórcio do Médio Sudoeste foi uma bandeira levantada e defendida por todos como forma de fortalecer os municípios para enfrentar as dificuldades e desafios comuns a todos”, destacou o Diretor Geral do Colegiado Territorial do Médio Sudoeste.

A reunião contou com a presença dos prefeitos Júnior Mendes (Caatiba), Maria Aparecida (Menininha/Maiquinique), Jackson Bonfim (Santa Cruz da Vitória), Aurelino Cunha (Lero/Firmino Alves), Murilo Veiga (Iguaí ), Raquel Lopes (Nova Canaã), além da presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, Nídia Oliveira, representando o Prefeito José Carlos Moura; a Secretária de Agricultura de Itarantim, Joana Darc, representando o prefeito Paulo Fernandes; o assessor Valdeir Vita representando a prefeita de Ibicuí, Gilnai, além do vice-prefeito Humbertinho Lopes, representando o Município de Itambé; o senhor Maurício Ferreira, representante da Secretaria Estadual do Planejamento, a senhora Maria Rosa, representante da CAR-Vitória da Conquista. Também estiveram presentes vereadores dos vários municípios, presidentes de associações, secretários municipais, vice-prefeitos, e outras autoridades de âmbito territorial.

Vale destacar que os Consórcios Públicos Intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Surgiram como forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas ao seu desenvolvimento. Destacam-se os consórcios intermunicipais em ações de saneamento, instalação de infraestrutura, de energia elétrica, construção de estradas e atividades relacionadas à promoção de saúde pública, mas não exclusivamente nestas áreas, podendo, portanto, abranger todos os segmentos relacionados à boa gestão municipal.

Mais um passo para a organização política e fortalecimento do Médio Sudoeste também está sendo dado pelos vereadores, que durante a reunião de Itambé avançaram na discussão sobre a criação da Associação dos Vereadores do Território, já criada no início deste mês, em reunião acontecida na Câmara de Vereadores de Itapetinga.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário