Minério de ferro poderá ser explorado em terras de Itapetinga

modelo 1Uma empresa do Rio Grande do Sul está envolvida em pesquisas que vão avaliar se há realmente minério de ferro em solo itapetinguense. O empresário e pecuarista Pedro Pires é o proprietário da fazenda onde foram encontrados vestígios de ferro bruto e que teria chamado a atenção da mineradora. O assunto já ganhou os blogs e sites da cidade e há muitas especulações em torno do caso. No entanto, em nota emitada pela empresa, há a confirmação de que em janeiro de 2015 eles estarão em Itapetinga para dar início aos trabalhos de pesquisa mineral “que poderão provar a existência de um depósito em solo itapetinguense, o que irá colocar o nome da cidade no cenário da mineração de ferro”. Na nota, representants da empresa citam ainda que em 2005 ocorreu uma descoberta parecida na cidade de Caetité, onde o geólogo baiano João Carlos Cavalcante descobriu um grande depósito de minério de ferro que passou a fazer parte do Projeto Pedra de Ferro, atualmente de propriedade da empresa Bamin – Bahia Mineração. Para deslanchar, esse projeto está aguardando a construção do Porto Sul Bahia e da Ferrovia Fiol – Ferrovia da Integração Oeste-Leste, a fim de entrar em plena atividade.

Caso se confirme um depósito de ferro em terras da região de Itapetinga acredita-se que poderá haver um significativo aumento de receitas para o município com a extração mineral.

 

Vestígios de ferro

Em novembro de 2013, uma notícia também foi ventilada na região dando conta de que uma jazida de ferro teria sido encontrada na Fazenda Pancadinha, propriedade localizada em uma estrada vicinal nos limites entre Itororó e o distrito de Itati, no sudoeste baiano. Há alguns meses os proprietários foram procurados pelas empresas Bio-Gold e Sondagem Brasileira, após estudos via satélite, que comprovaram a existência de uma jazida na região.

A mineradora Bio-Gold foi autorizada a começar os estudos necessários para que se confirme a localização exata, largura, cumprimento e profundidade da jazida. Os técnicos da companhia precisaram abrir estradas para que todo o maquinário conseguisse chegar próximo ao local onde o minério foi encontrado.

Não se tem notícia de que fim levou esses contatos, uma vez que não havia data prevista para o início da extração.

 

Mais minério

Também foi no ano passado que se especulou que em terras pertencentes ao borracheiro Nemésio Ferreira Bonfim, aqui em Itapetinga, tinha sido descoberta uma possível jazida de minério e que um empresário português teria se interessado pelo assunto, vindo conferir pessoalmente a possibilidade de ser um dos exploradores.

Um comentário para “Minério de ferro poderá ser explorado em terras de Itapetinga”