Livro sobre ruminantes foi lançado por professores da UESB

modelo 1Aconteceu na noite de ontem, na Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense, o lançamento do livro “Ruminantes – Fundamentos Fisiológicos e Nutricionais”, de autoria dos professores Carmem Lúcia Rech, Doutora em Ciências Animal, Mestre em Zootecnia, graduada em Zootecnia e Professora da Uesb de Itapetinga; José Luiz Rech, Doutor em Ciências Animal, Mestre em Zootecnia, graduado em Zootecnia, Professor da Uesb e atualmente vice reitor da Instituição; Hermógenes Almeida de Santana Júnior, Doutorando e Mestre em Zootecnia e graduado em Zootecnia, além de Anilma Sampaio Cardoso, Mestre em Zootecnia e graduada em Zootecnia.

A professora Carmem Rech em um bate papo descontraído com o colunista social Manoel Neto, falou com muito carinho da obra que ela considera “a pupila dos seus olhos”. O conteúdo desta obra teve como referência os estudos desenvolvidos em aulas, palestras, seminários e as descritas relacionadas com os textos nacionais e internacionais, advém dos autores mais consultados na área de nutrição e química fisiológica dos ruminantes. Segundo a professora, “O critério adotado na seleção das informações contempladas foi o de agregar nossos conhecimentos e experiência profissional, de tal maneira a constituir um conjunto de assuntos para ordenar uma seqüência didática, facilitando um adequado estudo das disciplinas correlatas nas áreas supracitadas para os cursos de graduação e pós-graduação das ciências agrárias”.

Esse livro vem de encontro da necessidade da comunidade acadêmica, cuja abrangência nos temas filosóficos, bioquímicos e nutricionais, lhes garantirão conhecimentos que poderão usar de forma consciente na alimentação de ruminantes, bem como uma melhor compreensão dos processos de digestão e metabolismo dos nutrientes, buscado aperfeiçoar o desempenho desses e evitar distúrbios metabólicos.

Ao apresentar a obra, a professora Carmem Rech fez um breve relato, informando que os autores enfatizam as características anatomo-fisiológica e bioquímica dos ruminantes no que diz respeito a suas rotas metabólicas. Discute o metabolismo dos carboidratos, das proteínas, dos lipídios e o efeito da dieta no perfil de ácidos graxos na composição do leite e da carne. As funções importantes do processo fermentativo que ocorre no rúmen como as funções catalíticas dos elementos inorgânicos e vitaminas são estudadas em um dos capítulos. De forma clara são apresentados os métodos para obtenção das estimativas da digestibilidade dos alimentos para o conhecimento do seu valor energético.

Satisfeita com o resultado, a professora Carminha agradece: “gostaria de externar nossa satisfação por termos escrito esse livro e de alguma forma, contribuir com o assunto nutrição de ruminantes, pois mesmo ciente de nossas limitações e desafios, realizou-se essa obra”.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário