Literatura, poesia e teatro no XVII Proler em Itapetinga

Elisa Lucinda, atriz, escritora e jornalista, estará em Itapetinga

O XVII Encontro Regional de Leitura do Proler será realizado na Uesb, de 18 a 21 de setembro, com o tema “Leitura, Memória e Cidadania”. O objetivo do evento é promover ações de valorização da leitura e formação do leitor cidadão, contando nesta edição com a presença da atriz, escritora e jornalista Elisa Lucinda.

Para os críticos, Elisa diz poesia como quem conversa. Sua visão de humanidade e política reflete a artista, saltando das palavras de seus livros para uma interpretação que é muito peculiar. Esta surpresa faz com que o espectador de identifique e se revele, permitindo que suas apresentações sejam levadas por um clima de cumplicidade, com conversas e brincadeiras. E é justamente isso que poderá será conferido no espetáculo solo “Parem de falar mal da rotina”, que será apresentando em formato especial durante o Proler.

A peça une histórias vividas e ouvidas por Elisa, como observadora do cotidiano, além dos poemas selecionados dos seus livros “O semelhante”, “Eu te amo e suas estreias” e “A Fúria da beleza”. O resultado são dezenas de personagens que ela interpreta para questionar nosso conceito de rotina, ajudando-nos a perceber que “a rotina” é um personagem fictício criado, e que na verdade cada um ter o poder da mudança, sendo os diretores, atores, produtores e, principalmente, roteiristas das próprias vidas. “Parem de falar mal da rotina” surpreende porque a plateia se identifica, emociona e ri de si mesma diante das situações colocadas.

 

1º Concurso Literário Nadja Nunes

O Proler está com inscrições abertas até 3 de setembro para o 1º Concurso Literário Nadja Nunes. O concurso tem o objetivo de incentivar a produção literária entre a comunidade regional acadêmica e não acadêmica, envolvendo participantes do 1º e 2º grau da educação básica do município e da região, escolas públicas e privadas, além dos discentes da Uesb.

O concurso Nadja Nunes é uma homenagem à diretora da Editora da Universidade do Estado da Bahia – EDUNEB, por considerá-la uma referência na defesa da leitura e por seu compromisso na formação de leitores e autores iniciantes em publicação de livros. A seleção dará ênfase a dois gêneros: conto e poesia, sendo aceitas inscrições de textos redigidos em língua portuguesa, o que não inviabiliza o emprego de termos estrangeiros no corpo do texto ou no título.

É vetada a participação de obras que já tenham sido premiadas com publicação ou menção honrosa em outros concursos semelhantes e os trabalhos precisam ser inéditos, com temática livre. Cada poema pode ter até duas laudas e os contos até cinco. A inscrição será realizada com a doação de um livro de literatura, devendo o candidato estar inscrito no XVII Encontro Regional de Leitura do Proler.

Para obter outras informações sobre o evento, acesse o blog prolerituesb.blogspot.com.br, confira o regulamento no site da Uesb ou entre em contato pelo telefone (77) 3261-8459.

 

 

Com informações de Mellina Montanha

 

2 Comentários para “Literatura, poesia e teatro no XVII Proler em Itapetinga”