Itororó completa 54 anos com muito a comemorar

Os 54 anos de emancipação política da terra da carne de sol não passaram em branco. Um dia antes da data comemorativa a cidade recebeu a noticia de que alcançou a marca de 3,8 pontos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Vale ressaltar que a Bahia tem média de 3,2 e a meta do MEC para 2013 seria de 3,7. Além disso, foram inauguradas duas grandes obras: a lavanderia comunitária do Bairro Colônia Maria Cirila de Jesus e a Rua José Bonfim Freire que marca a primeira etapa da pavimentação do Bairro João Calixto. Os eventos do dia 22 de agosto foram acompanhados por milhares de pessoas.

A lavanderia foi construída com recursos próprios da prefeitura municipal e a pavimentação do João Calixto está sendo feita em parceria com a CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia). As duas obras foram entregues à comunidade pela primeira dama Dona Cristina Almeida, pelo secretário de infraestrutura e urbanismo Eudes Araújo, a secretária de Saúde Luciana Pedreira e pela secretária de Desenvolvimento Social Gil Costa, já que o prefeito Adroaldo Almeida e sua vice Delmara Santana, não podem participar de eventos oficiais do governo por estarem concorrendo à reeleição.

De acordo com Dona Cristina Almeida, que também ocupa o cargo honorífico de coordenadora de programas sociais, “muitas lavadeiras do bairro serão beneficiadas com a construção dessa obra no Colônia, já que muitas mulheres sobrevivem e sustentam suas famílias com o uso da lavagem de roupas e o custo beneficio já poderá ser sentindo no primeiro mês de funcionamento’’.

“Com a vinda da lavanderia tudo vai mudar, vou pagar menos a minha água, a minha luz, já que eu estava tendo que lavar as roupas dos meus clientes em casa, por conta do perigo que ronda o Rio Colônia, onde a gente lavava as roupas. Além desses perigos, ficávamos expostas ao tempo e aos riscos à saúde que isso oferece. Com a lavandeira aqui agora, nossa vida vai melhorar e os nossos lucros aumentarão”, disse Dona Alessandra ou Sandra, como gosta de ser chamada, lavadeira de roupas do Bairro Colônia.

O João Calixto surgiu em 1980 e desde então nenhum gestor tinha investido recursos públicos nessa região, onde moram cerca de 100 famílias. O abandono e descaso dos gestores passados eram tão grandes que o local era chamado de Invasão e seus moradores vistos com “maus olhos” pela sociedade. A Prefeitura de Itororó junto com a CONDER pavimentará toda a localidade, que terá sete ruas calçadas, com rede de esgoto e uma praça de convivência arborizada e custará R$ 320 mil.

 

Festa de Aniversário

A festa foi comandada por muita música, com uma mistura de ritmos que agradou a todos que foram prestigiar o evento. Entre os dias 21 e 22 as bandas Bigorna, Top Rocha, Batom na Camisa, A Blitz e Tira Teima se revezaram entre o palco montado na Praça do Festsol e o trio elétrico NASA. O Estudante Fest, evento em homenagem aos estudantes que acontece junto com a festa da cidade reuniu mais de 3 mil jovens, que pularam e correram atrás do trio. Segundo os foliões essa edição “foi a melhor de todas”.

“Estou muito feliz, a equipe da secretaria municipal de Educação está de parabéns, a Prefeitura está sempre empenhada para que tudo ocorra com o maior sucesso possível, hoje quando a nossa cidade comemora 54 anos de emancipação política quem ganhou o presente foram os estudantes e toda a juventude itororoense com essa festa maravilhosa”, disse Sirlene Pereira, secretaria de Educação, que há 3 anos está à frente dessa pasta.

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário