II Palco Iluminado de Histórias: projeto vai acontecer na FACI, dia 20

modelo 1Acontecerá no próximo dia 20 o II Palco Iluminado de Histórias, evento literário que tem como objetivo resgatar a oralidade através da contação de história, arte milenar que encanta gerações, levando o público a se emocionar, rir e se encantar com a literatura.

A arte de narrar histórias encontra suas raízes nos povos ancestrais que contavam e encenavam histórias para difundirem seus rituais, os mitos, os conhecimentos acerca do mundo sobrenatural ou não, e sobre as experiências adquiridas pelo grupo ao longo do tempo.

Com o passar do tempo e com o surgimento da tecnologia a figura do contador de história foi esquecida. Felizmente a partir da década de 90 surgiram diversos movimentos e programas com o intuito de resgatar essa prática. Hoje, contar histórias significa salvar o mundo imaginário.

As histórias são patrimônios da humanidade. E sabemos que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a leitura e a escrita, proporcionando momentos lúdicos e de interação com o público.

O espetáculo literário Palco Iluminado de Histórias será apresentado pelo contador Manoel Neto, que tem mais de 20 anos de experiência na arte de narrar contos e pretende resgatar essa arte milenar, presenteando os ouvintes com um repertório de histórias da literatura brasileira, bem como história do imaginário popular. Estará reunido em um só espetáculo autores como Rubem Alves, Ruth Rocha, Maria Heloísa Penteado, dentre outros.

O referido espetáculo surgiu ano passado e foi sucesso total, atraindo um bom público que lotou as dependências da FACI, depois de ter sido bastante divulgado na mídia regional e a repercussão foi excelente. Essa segunda edição promete ser melhor e novamente conta com a participação da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes, uma vez que o espetáculo é bastante musicado. Weldon Ribeiro, Jeferson Correia e Murilo Gonçalves são os músicos que compõem o espetáculo, dando maior harmonia aos contos.

O espetáculo Palco Iluminado de Histórias é uma realização do Projeto Amigos da Leitura que desde 2009 vem desenvolvendo diversas ações de incentivo à leitura. Na direção geral do espetáculo está o professor Antonio Maciel, na direção musical a musicista Roberta Dantas e na direção de produção a pedagoga Mônica Ribeiro e acontecerá na FACI – Fundação Associação Cultural Itapetinguense – às 19h, com entrada franca.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário