IF Baiano sedia 1ª Conferência Territorial sobre Assistência Técnica e Extensão Rural

No período de 15 a 17 de fevereiro, o Instituto Federal Baiano – Campus Itapetinga, foi sede da 1ª Conferência Territorial sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que reuniu diversas entidades representativas e segmentos sociais de treze municípios do território Médio Sudoeste da Bahia.

Na cerimônia de abertura, o diretor-geral do IF Baiano – Campus Itapetinga, José Assunção Silveira Júnior, antes de apresentar os programas e atividades do Instituto, agradeceu a presença de todos e falou do engajamento do estabelecimento de ensino na questão rural. “O IF Baiano como é uma instituição regional, é bem próprio que seja inserido nesse processo, e que faça parte desse colegiado, pois é nossa missão contribuir com o desenvolvimento socioeconômico regional nas ações de ensino, pesquisa e extensão.”, ressaltou.

O evento teve como objetivo discutir a política nacional e estadual de assistência técnica e elaborar propostas da representação do território para a concretização de um programa nacional e estadual de assistência técnica de amparo à Agricultura Familiar. Como esclareceu o palestrante Marcelo Vieira Matos da Paz, engenheiro agrônomo e diretor executivo de pecuária da EBDA: “A Bahia tem 665 mil propriedades da agricultura familiar e menos da metade desses agricultores familiares são atendidos por algum tipo de assistência técnica. Então nós precisamos de um sistema de assistência técnica que ajude a incluir essas famílias, ajudar essas pessoas a produzir, aumentar a renda e melhorar efetivamente sua expectativa de vida”.

Cinco eixos temáticos foram debatidos: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta de Serviços de Ater; Metodologia de Ater – Abordagens de Extensão Rural.

Após o debate, foram encaminhadas propostas para apreciação na Conferência Estadual, que ocorrerá de 14 a 16 de março, em Salvador, com a presença dos seis delegados escolhidos por votação na região do Médio Sudoeste da Bahia. Na ocasião, serão escolhidos novos delegados, segundo informou Edson Vieira, diretor da Executiva do Território, para a Conferência Nacional, prevista para o final de abril, em Brasília.

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário