Guarda Mirim de Itapetinga participa de palestra com o vice-reitor da Uesb

guardO efetivo da Guarda Mirim Municipal de Itapetinga teve um encontro com sua diretoria no plenário da Câmara de Vereadores no último domingo, 17, quando recebeu o educador e vice-reitor da UESB, professor José Luiz Rech, que foi convidado pelo diretor-presidente, Antonio Araújo, para proferir uma palestra sobre Motivação e Conceito de Família.

Crianças e adolescentes integrantes da GMMI foram bastante receptivos com o palestrante e permaneceram atentos no plenário Dr. Ulisses Guimarães, de onde absorveram todos os conhecimentos e conceitos transmitidos de forma muito clara pelo renomado professor.

A Guarda Mirim Municipal de Itapetinga está comemorando seu 5º ano de existência e já conta com inúmeros serviços prestados à comunidade, trabalho desenvolvido através de parcerias de resultados com várias instituições governamentais e não governamentais. Apesar do êxito das ações, a Guarda Mirim de Itapetinga já superou muitas dificuldades, sempre com o propósito de colocar em prática os seus ideais, alcançar a meta, cumprir sua missão.

A Guarda Mirim de Itapetinga foi criada com a finalidade de integrar crianças, jovens, adolescentes e os pais, trabalhando a hierarquia e disciplina, promovendo a valorização pessoal e da comunidade. Propicia às crianças, jovens e adolescentes inscritos no programa, condições para participarem de forma ativa e construtiva na sociedade, a fim de minimizar a exclusão social da comunidade e do bairro em que vivem.

O que é a GMM

É um movimento para jovens, que conta com a colaboração de adultos, voluntários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens, raças e crenças, de acordo com os propósitos, princípios e método próprio para ajudar o próximo através do serviço público voluntário. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito municipal, de educação extra-escolar, que congrega a todos que dela participam.

A filosofia da Guarda Mirim visa contribuir para que os jovens assumam seu auto-desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, para o exercício da cidadania, tornando-os cidadãos disciplinados, responsáveis, atuantes e úteis à sua comunidade. Atualmente a Guarda Mirim conta com mais de 200 membros efetivos, que foram matriculados após seleção realizada nas escolas da rede pública de ensino do município obedecendo todos os critérios.

Após a palestra com o vice-reitor da Uebs, a Diretoria se reuniu com seus membros para discutir as ações que já foram realizadas em 2013 e planejar outras para o próximo trimestre.

O diretor/presidente Antonio Araújo aproveitou o ensejo para informar à diretoria da Guarda Mirim sobre o projeto que foi encaminhado ao gabinete do prefeito José Carlos Moura, solicitando uma ajuda de custo para o bom desempenho das atividades, não necessariamente em espécie, mas através de material permanente,

aquisição de equipamentos, meio de transporte e pagamento de monitores e instrutores.

(Com informações de Sizínio Neto.)

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário