Fachada do Primaverão restaurada por Sérgio Gomes

padrão destaqueSérgio Gomes Carvalho, artista plástico, organizador da restauração das obras do Museu de Artes e Ciências de Itapetinga, finalizou a restauração da fachada do Estádio Primaverão, localizado na Praça Aguinaldo Aguiar. Segundo o artista, ele idealizou um projeto que pudesse contemplar o esporte e a cultura, aproveitando a oportunidade de o Museu estar alojado em salas pertencentes ao Primaverão. “Queríamos buscar um projeto que pudesse unir os dois setores”, disse o multifacetado artista, em sua humilde sala no Museu, enquanto explicava a razão dos vários painéis. “A fachada do estádio é imensa, se destaca muito e ali também temos uma área grande da praça, com escola, ponto de ônibus e na frente do Primaverão estava bastante deteriorada a parte de pintura. Então pensei em montar algo que pudesse chamar a atenção principalmente dos jovens e remetendo à necessidade de conservação não apenas desse espaço, mas o que está ali registrado”, disse Sérgio, reforçando a idéia de que o esporte e a cultura podem ser um bom ponta pé para resgatar “essa nossa juventude que se diz perdida, mas que eu não interpreto assim, creio que seja só uma fase, e o esporte e a cultura podem ser nossos aliados nisso”, comentou Sérgio, que na fachada destinada ao esporte destacou várias atividades e registrou em painel a foto de Florisvaldo Souza (Gerais), maratonista que é motivo de orgulho para os itapetinguenses. No lado que dá acesso ao Museu de Artes e Ciências, retratou com perfeição em painéis vários pontos culturais da cidade, a exemplo da Praça São Félix, Praça dos Orixás, Praça Dairy Valley, Praça Augusto de Carvalho, Parque Poliesportivo da Lagoa, Igrejinha de Pedras, entre outros. Nesse lado, a figura em destaque é São Félix, de saudosa memória, responsável pelo embelezamento de vários pontos turísticos e culturais da cidade.
“São Félix está no painel da cultura porque ele entendia que a cidade deve ser embelezada com arte, por ser educativa e nos remeter à nossa própria história, como ele fez ali na antiga Rótula dos Pioneiros. E Gerais muito bem nos representa na parte ligada ao esporte. Um senhor de 73 anos de vida, passou por uma fase muito difícil, se recuperou e até hoje corre, incentivando a nós todos”, contou Sérgio.

Ampliação
No interior do Museu, algumas peças continuam em trabalho de restauração e salas vizinhas agora estão sendo adaptadas para a área de ampliação, onde será feita uma casa de farinha, uma sala de biologia e ainda um espaço reservado para cursos que serão oferecidos gratuitamente ao público. “Contamos com todo o apoio da Secretaria de Educação, estamos aguardando o pessoal que virá de outra secretaria para tocar a parte de obras, faremos uma melhoria no telhado de amianto e a esperança é de que pelo menos em mais três meses a gente consiga finalizar”, disse Sérgio Gomes, que já está no Museu desde 2011, quando começou a se dedicar às restaurações.
“Um dos objetos que eu vi do que restou do antigo Museu e que me deu muito trabalho pra restaurar foi o alce, a peça mais cara. Ele é de 1758, pertenceu a D. Pedro II, que fez a doação para o Museu Nacional do Rio de Janeiro quando foi embora do país. O alce sofreu um afundamento na parte traseira e estava há 50 anos na reserva técnica lá no Rio. Espinheira conseguiu trazê-lo e do jeito que encontramos parecia que não serviria mais. Foi um desafio, refizemos o couro com sisal e lonita, passamos 6 meses nessa tarefa, mas valeu à pena”, comentou.

Museu do esporte
Outra intenção do artista é montar um espaço reservado para o resgate da história do futebol de Itapetinga, que é bem rico, tem dois títulos de campeão do Intermunicipal, campeão da Copa do Café, já teve um time que disputou o Campeonato de Acesso do futebol baiano, entre outros registros. “Vou contar com o apoio de Chico Ferro Velho, que tem muito material antigo do nosso futebol para que a gente possa utilizar esse espaço do estádio para também resgatar a história de nossos atletas e desportistas”, completou.

Tags:

Um comentário para “Fachada do Primaverão restaurada por Sérgio Gomes”