Dicas de Páscoa

20130325034313_Cupcakes-de-pascoaPara a maioria das pessoas, o período da Páscoa é sinônimo de fartura quando o assunto é comida. Além do prazer à mesa, que é proporcionado pela vivência nos almoços em família, há grande exposição a um alimento que requer cautela e controle: o chocolate. Chegou o período mais doce do ano e neste momento o primeiro pensamento é dar um tempo no controle alimentar e só depois que acabarem os ovos e chocolates correr atrás do prejuízo.

Com certeza não é o melhor caminho a percorrer. Se pensarmos assim não será possível evoluir no acompanhamento nutricional. O ano inteiro tem comemorações que atrapalham o objetivo do controle do peso e da reeducação alimentar. Nos últimos meses passamos por Natal, festa de Ano Novo, férias e Carnaval. Agora teremos a Páscoa, depois inverno e a preocupação em seguir dieta firme só aparece quando chegar o verão. Este é um ciclo que deve ser cortado e o ideal é manter o equilíbrio sempre e aliar as datas comemorativas com a reeducação alimentar! Selecionei algumas dicas  para passar por este momento com equilíbrio: – Antes de chegar o feriado da Páscoa é interessante seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Precisamos evitar o ganho de peso neste período.

– Se puder escolher o chocolate, prefira aqueles com mais de 70% de cacau. Além de possuir uma quantidade menor de açúcar, o cacau tem funções antioxidantes que são importantes para manter a beleza da pele, limpeza do organismo e controle do colesterol ruim.

– Divida o chocolate com familiares ou amigos.

– Se você não se sentir muito contente em dividir o seu chocolate, faça o seguinte: fracione, consuma em pequenas porções por dia. Tente consumir no máximo 30 a 40 gramas por dia (equivalente a 3 a 4 quadradinhos da barra comum).

– Caso você dê uma pequena abusada no consumo do chocolate não tente compensar nas outras refeições ficando em jejum. Consuma refeições leves e ricas em vegetais e proteínas magras como o peito de frango e peixes.

Thayana Bertollotti – Nutricionista

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