Dia Solidário CEOQ:

destNo próximo dia 31 o Centro Especializado Oftalmológico Queiroz – CEOQ – completará 10 anos de existência. A data foi comemorada antecipada de forma especial neste sábado, com a realização de um Dia Solidário no Parque Poliesportivo da Lagoa, onde vários stands foram montados para que pessoas de Itapetinga e das cidades vizinhas pudessem ter a oportunidade de se submeter a exames preventivos oftalmológicos, que servirão para diagnosticar pacientes que estejam com catarata, glaucoma e outras doenças oculares, como a retinopatia diabética, entre outras.

O projeto montado pelo oftalmologista e diretor médico do CEOQ, Jivago Queiroz, contou com a parceria da Secretaria de Saúde de Itapetinga, Hemoba, Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense, Ordem Demolay, Filhas de Jó, Igrejas e outros importantes parceiros e voluntários que estiveram no local desde as primeiras horas da manhã do sábado.

“Quero agradecer penhoradamente a todos os parceiros que atenderam ao nosso chamado e participaram de forma tão organizada e eficiente do esquema que montamos para garantir atendimento de qualidade a todas essas pessoas que estiveram conosco neste sábado”, agradeceu Dr. Jivago ao final do evento, fazendo questão de ressaltar a importância do trabalho pioneiro de seu pai, o oftalmologista Nivaldo Queiroz, o primeiro oculista da cidade, que criou graças ao seu trabalho, a oportunidade para que Itapetinga e região pudessem contar atualmente com uma das mais desenvolvidas clínicas oftalmológicas da Bahia. A intenção da direção do Ceoq é repetir o Dia Solidário anualmente, criando assim a oportunidade para que mais pessoas possam ter acesso a atendimento especializado.

 

Agradecidos

A secretária de Saúde do município de Firmino Alves, Ana Angélica dos Santos, trouxe consigo 18 pessoas para participarem do Dia Solidário. Segundo ela, a oportunidade criada pelo CEOQ “é bastante louvável e aqui queremos registrar o nosso muito obrigada a esse Centro que já presta atendimento à comunidade de Firmino Alves, através do CDM da Secretaria de Saúde, que faz a regulação dos pacientes diabéticos para que tenham atendimento especializado. Fica aqui o nosso muito obrigada e que Deus possa abençoá-los sempre”, registrou Ana.

A moradora do bairro Primavera, Nair Souza Santos, de 63 anos, não escondia o agradecimento pelo atendimento recebido no Dia Solidário. “Fui durante muitos anos cliente do dr. Nivaldo Queiroz e fico muito satisfeita em ver que agora seus filhos é que estão dando continuidade ao trabalho dele, com tanta competência. Fui muito bem atendida, tive o maior prazer em estar aqui, passei por várias salas onde fizeram os mais diversos exames e saio daqui levando a medicação que preciso para cuidar de minha visão”, disse ela.

Solidariedade e Saúde

Os médicos do CEOQ participaram efetivamente do Dia Solidário, se revezando nas etapas de atendimento. Para o oftalmologista Paulo César Pádua, o caráter solidário deste sábado é muito significativo. “Toda pessoa como cidadão tem que dispensar alguma hora de seu tempo para trazer benefícios para a população e o objetivo do evento focou nisto, além de garantir os exames preventivos e ainda encaminhar aqueles que necessitavam para os tratamentos necessários relacionados ao glaucoma, catarata e a retinopatia diabética”.

“Queremos também destacar a importância da parceria da Secretaria de Saúde do município, que apoiou o evento e colaborou inclusive para que um maior número de pessoas fossem beneficiadas, principalmente aquelas que são portadoras do glaucoma e que terão a oportunidade de receber o colírio que é cedido pelo SUS. Enfim, o Dia Solidário CEOQ foi uma ação que merece ser repetida mais vezes”.

A proposta da equipe do CEOQ era realizar das 9h às 15h pelo menos 500 atendimentos. Mas devido ao grande número de pessoas no Parque da Lagoa, protegidos sob as árvores, embaixo dos toldos montados na estrutura do CEOQ, o número de atendimento foi estendido e 830 pessoas foram atendidas.

O stand da Secretaria de Saúde fez ainda 45 testes de hepatite C e 45 de HIV, além de fazer a adequação do cartão de vacina de 20 pessoas e distribuiu 1.200 preservativos.

As pessoas atendidas e que apresentaram algum tipo de necessidade de acompanhamento mais especializado, foram encaminhadas para atendimento no próprio CEOQ, em dias já agendados pela equipe que atuou no Parque Poliesportivo da Lagoa.

Tags:

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário