Dia do padroeiro São José: procissão e missas marcaram 19 de março

Segunda-feira foi feriado festivo em Itapetinga, aniversário do padroeiro da cidade, São José. Depois de uma vasta programação que reuniu todas as comunidades católicas dos vários bairros da cidade e párocos convidados para as celebrações, uma procissão marcou o final da programação dedicada ao padroeiro. Saindo do Parque Poliesportivo da Lagoa, percorreu ruas dos bairros Primavera, Camacã e do centro da cidade, em direção à Matriz de São José onde aconteceu a missa festiva, celebrada pelo Pe. Evandro Almeida, de Ilhéus, que tratou do tema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

No percurso, grupos se juntaram à procissão com andores menores, levando imagens de santos representando as demais comunidades católicas da cidade.

 

Novenário e orações

O novenário teve início no dia 10, com a presença de Dom Luis Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo de Vitória da Conquista, que falou sobre “O cuidado pela vida nos leva a buscar a saúde do corpo e da alma”. No domingo, 11, “A doença escraviza o corpo, precisamos libertar a alma”, foi o tema da homilia do Pe. Gerson de Jesus Bittencourt. O padre Joselito Oliveira Cruz celebrou no dia 12, focalizando “Na busca da dignidade levemos Jesus ao povo carente”. Os padres Valmir Neves e Edmilson, dividiram a celebração do dia 13, que enfocou “Deus na sua justiça, valoriza aqueles que respeitam a vida”.

O Monsenhor Uilton Pereira esteve em Itapetinga na quarta-feira, na celebração que teve como responsáveis a equipe do dízimo e a Legião de Maria. Na homilia, o ex-pároco itapetinguense falou sobre o tema “Na saúde busquemos a justiça do Reino de Deus”. O padre Bebeto – Carlos Barbosa Sampaio, de Macarani, celebrou na quinta-feira. “Que a cura seja a busca da libertação do homem por inteiro” foi o tema de sua celebração; Ainda celebraram na sexta-feira, sábado e domingo, os párocos Carmelito Eloísio Andrade, José Carlos da Conceição, José Vasconcelos e Washington.

 

Alvorada

A segunda-feira para os católicos começou cedo com a alvorada em vários pontos da cidade, logo às 5h da matina. Às 6h, o Ofício Divino foi rezado pelo padre Josué, ministros e coroinhas. Na parte da tarde, a procissão, reunindo um significativo número de pessoas que se juntou a outro grupo que já aguardava a chegada no pátio da Igreja São José, onde foi celebrada a missa que homenageou os Josés presentes e os trabalhadores de Itapetinga.

 

 

Um comentário para “Dia do padroeiro São José: procissão e missas marcaram 19 de março”