Delmara de Santana Brito

modelo 1Gerada da união matrimonial de Deriomar Gusmão Brito e de Maria de Santana Brito, Delmara de Santana Brito, nascida em Itororó, a 06 de fevereiro de 1967, é a terceira de uma prole só de mulheres em número de cinco: Delmara, Rosane, Cristiane, Keila e Heliude.

A menina Delmara viveu com intensidade a sua infância, adolescência e juventude brincando com suas coleguinhas, montando cavalo, namorando. Esta é uma fase eminentemente pragmática na vida de uma jovem do interior, mas, sobretudo, se dedicando aos estudos.

Alfabetizou-se com sua tia Heliude e deu continuidade aos seus estudos na Escola Francisco Antonio de Brito onde concluiu o ensino fundamental e na Escola CISO de Itabuna concluiu o segundo grau.

Prestou exame vestibular para o Curso de Educação Física da Faculdade Monte Negro de Ibicaraí, sendo aprovada, cursou e terminou com sucesso para se pós-graduar na Faculdade da FTC de Itabuna.

Sua carreira profissional teve inicio no ano de 1987, como professora de educação física na empresa Cabana da Ponte Agropecuária Ltda.

Muito jovem a simpaticíssima Delmara quis se casar, mas não fora bem sucedida no seu primeiro romance amoroso. Teve um filho: Evaldo Jr. Com o passar do tempo resolveu testar mais uma vez a vida a dois casando-se com o jovem Gustavo com quem prazerosamente dividiu espaço residencial e teve mais um filho Lázaro.

Em 2001 submeteu-se a concurso público estadual para o cargo de professora de educação física, sendo aprovada, foi nomeada e lotada no Colégio Estadual Getúlio Vargas.

Católica praticante, Delmara viveu sua vida religiosa participando dos trabalhos litúrgicos da Igreja Matriz de Santo Antonio de Itororó. Fez Encontro de Casais com Cristo em Itabuna no primeiro grupo de encontristas de Itororó e viveu outras experiências dentro da sua convicção religiosa.

Aos 29 anos, a professora Delmara resolveu testar sua influência política junto à sociedade. Atendendo ao convite do seu amigo, o então prefeito Marco Brito, se expôs ao crivo popular e foi aprovada como vereadora por três vezes, sempre entre os mais bem votados à Casa Legislativa de Itororó.

De 2002 a 2008, Delmara assumiu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e se destacou entre os seus colegas ocupantes de pastas municipais a ponto de ser escolhida pelo grupo para concorrer ao cargo de vice-prefeita e se eleger a primeira mulher a ocupar tão elevado cargo na história politico-administrativa de Itororó. Sua coligação foi a do PMDB de Marco Brito prefeito concluinte e do PT de Adroaldo Almeida prefeito atual.

Delmara, quando em conversa com este biógrafo, não escondeu as suas pretensões de galgar melhores colocações na política partidária de Itororó, “mas, o futuro a De

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário