Cristo Redentor:

hosOtimizar e ampliar os serviços do Hospital Cristo Redentor, em benefício da comunidade, é o objetivo principal do contrato que foi firmado com a Fundação José Silveira (FJS), em evento aberto ao público acontecido nesta quinta-feira, 4. Na solenidade, foi formalizado um acordo de cooperação técnica através do qual a FJS, instituição com 76 anos de experiência e tradição de bons serviços prestados na área de saúde e da assistência social, assume o gerenciamento da unidade hospitalar. O acordo permitirá a reestruturação do hospital, que reforçará o atendimento em áreas de grande demanda, como a emergência e a obstetrícia.

O referido acordo de cooperação é fruto da articulação do governo estadual, através da Secretaria de Saúde do Estado, e do empenho do deputado federal Antonio Brito, presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas. A proposta é dotar o Hospital Cristo Redentor de melhores condições estruturais e serviços para atender, basicamente, à população de baixa renda da microrregião de Itapetinga, que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa propiciará uma nova fase na gestão do Hospital, com o suporte da experiência bem sucedida da Fundação José Silveira nessa área. No ato solene, também foi estabelecido um acordo para a implementação de novos avanços com impacto positivo na qualidade e no alcance da assistência prestada aos moradores da região.

Acreditando no processo

A solenidade foi aberta com o discurso do provedor da Santa Casa de Misericórdia, o médico Marcelo Pinto, que em rápidas palavras falou da importância daquele momento para todos os envolvidos na existência do hospital e na sua manutenção. Citou o empenho do fundador do HCR, o médico Aguinaldo Aguiar, e todos os demais que se esforçaram para que Itapetinga tivesse uma unidade de saúde.

Leonardo Rodrigues Matos, advogado itapetinguense que estava há 21 anos residindo em Salvador, voltou à cidade e é o coordenador geral da gestão da Fundação José Silveira no Hospital Cristo Redentor. Ao falar aos presentes, ele enfatizou a alegria por estar de volta à sua terra natal e especialmente na função que hora ocupa. “Depois de 21 anos residindo na capital, volto à minha cidade com este compromisso junto ao Hospital. Vou aplicar aqui tudo que aprendi junto à Fundação, buscando sempre o melhor para esta comunidade. Itapetinga é a minha casa, estou muito feliz e grato por este momento”, disse o advogado que fez questão de cumprimentar os pais, Marilda e José Clemente, o “Lourão da Italar”, presentes no evento.

O deputado

Por sua vez, o deputado Estadual Antonio Brito ressaltou a importância do convênio com a prefeitura para que a parceria fosse firmada com a Fundação José Silveira. “Se não houvesse a vontade da gestão municipal, esta solenidade não estaria acontecendo, pois Itapetinga tem a gestão plena da saúde. Se a gestão Municipal não quisesse, a Fundação não viria para a cidade, isso aqui é uma soma de vontades. A saúde é o bem maior que o povo pode ter”, destacou o deputado, garantindo que todos os esforços serão feitos para que em 90 dias a UTI do Cristo Redentor esteja funcionando.

O vice-prefeito Alécio Chaves foi quem representou o chefe do executivo, que se encontrava em viagem a Salvador. Ele lembrou que quando há boa vontade de todos, independente de cores partidárias, pode-se fazer muito por uma comunidade. “Este é um ato importante para a nossa cidade, é o compromisso das pessoas de bem que têm o desejo de oferecer a melhor saúde possível para Itapetinga e região. Essa parceria da Prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria de Saúde, junto à Fundação José Silveira, Secretaria de Saúde do Estado e Hospital Cristo Redentor, tem o objetivo de fazer a saúde daqui cada vez mais aperfeiçoada e que atenda aos que mais precisam”.

Zoraide Cruz, secretária de Saúde do município, não escondeu a sua satisfação com o momento e destacou a importância que uma UTI vai trazer à microrregião. “Em breve iremos inaugurar a UTI, e para isso a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde está junto ao Governo do estado buscando qualificação para os leitos, para colocarmos em prática uma UTI que está pronta há alguns anos e que não foi inaugurada. Eu acredito e espero em Deus que em 90 dias de muito trabalho a gente consiga fazer com que essa UTI funcione”, registrou.

A doutora Marlene Brandão Cruz, que por muitos anos fez parte do quadro de médicos do Hospital Cristo Redentor, disse que via de forma positiva a cooperação técnica do HCR com a Fundação José Silveira. ‘‘Com certeza é um momento importante para a Santa Casa, até porque além de ter a garantia da melhora da prestação dos serviços, vai garantir de forma muito positiva a existência dos empregos do quadro de funcionários do hospital’’, registrou.

O HCR já está ganhando melhorias físicas e um novo modelo administrativo também vigora dentro da unidade de saúde.

Tags: , ,

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário