Conferência Municipal de Saúde:

padrão destaqueNos dias 9 e 10 o Plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado com os participantes da 6ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema deste ano é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: direito do povo brasileiro”.
O evento é uma preparação para definição das 40 propostas que o município de Itapetinga deverá levar à 9ª Conferência Estadual de Saúde, marcada para o período de 29 de setembro a 01 de outubro deste ano, na capital do Estado, em local ainda a ser informado aos participantes.
Dever do estado
A cada quatro anos é realizada a Conferência, nas esferas de governo federal, estadual e municipal, com a representação dos vários segmentos sociais, e outros, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
No que diz respeito à Conferência Municipal, todo o trabalho fica a cargo do Conselho Municipal de Saúde, apoiado pela Secretaria Municipal. Convites foram feitos a representantes de diversas instituições e grupos de serviço, bem com aos presidente das associações de bairro.
A presidente do Conselho em Itapetinga é Laila Haum, que contou com um grupo focado para discutir temas importantes para a comunidade, analisando os diversos eixos temáticos, formando ali as propostas que serão levadas pelo município à Conferência Estadual.
No último dia do evento, um vídeo com o tema “Controle Social no SUS” foi apreciado pelos presentes. As propostas finais foram selecionadas e fez-se ainda a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

Tags:

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário