Concurso premia nova geração de poetas

Como acontece todo ano no mês de março, quando se comemora dia 14 o aniversário de Castro Alves, um concurso movimentou a classe artística de Itororó. O IV Concurso de Poesia Castro Alves premiou o melhor recitador e melhor poesia inédita. Com o alento “Itororó, cachoeira de amor”, o estudante Luciano Carvalho faturou a categoria de inédita e a atriz Isabela Freitas levou a categoria recitação, ao declamar “Amor de circo” de autoria do ator teen itororoense Nilton Carvalho. O evento aconteceu na Fundação Cultural Cabana da Ponte e cada vencedor faturou R$ 500.

A Secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, responsável pela organização do evento, formou um júri criterioso, composto pelo escritor e poeta Luis Ribeiro, o blogueiro Danilo Oliveira, a professora Ecionara Ramos e a professora de literatura Ednalva Aprígio, que juntos chegaram à conclusão de que “os escolhidos se destacaram pela originalidade, conhecimento gramatical e no caso da Isabela, pela interpretação impecável”.

O prefeito de Itororó, que também é escritor, foi o idealizador desse projeto que visa resgatar a “essência da juventude pensante”.

 

Prata da casa

Todos os vencedores do concurso nasceram, cresceram e foram educados em Itororó. Mais recentemente, Luciano Carvalho, vencedor da categoria inédita, conseguiu a pontuação máxima na prova de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No caso de Isabela, a conquista foi em dose dupla, pois tanto ela, quanto Nilton (autor da poesia Amor de Circo) são crias da Fundação Cultural Cabana da Ponte.

“Sérgio é um cara apaixonado pela cultura, ele sempre nos incentiva ir à busca da perfeição e nós vamos. Ele e o prefeito sempre procuram fazer eventos onde a gente possa mostrar tudo aquilo que ensaiamos e aprendemos na Fundação”, conta Isabela.

Por Alisson Aguiar

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário