Começa a construção da Academia de Saúde: mais qualidade de vida para a população

A prefeitura de Macarani deu início à construção da Academia de Saúde, programa criado pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 719 de 07 de abril de 2011, com o objetivo de ampliar o acesso da população às políticas públicas de saúde e que o município se habilitou, sendo contemplado pelo MS, mediante convênio.

Os pólos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato).

As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público e atenderá pacientes da 3ª Idade, ao ar livre.

Como é de praxe nesse tipo de convênio, a prefeitura entra com toda infraestrutura pertinente, inclusive, a doação do terreno e o Ministério da Saúde com os equipamentos e recursos para pagamentos dos profissionais.

O programa é um das novas estratégias do Ministério da Saúde em parceria com os municípios interessados, para promoção da Saúde da população brasileira. O objetivo é custear a criação de novos espaços adequados próximo às unidades de Saúde para a realização de atividades físicas e de lazer, tendo como meta a prevenção de enfermidades e a redução de mortes prematuras por doenças crônicas.

Segundo o prefeito Carlinhos, “esse novo espaço busca contribuir com a melhoria da qualidade de vida da nossa população, principalmente idosos, que terão um local qualificado para a prática da atividade física que é uma grande aliada na prevenção de muitas doenças”.

Quando o programa foi lançado em abril deste ano, o prefeito Carlinhos empenhou o Departamento de Projetos da prefeitura para cadastrar o município e levantar as exigências para sua qualificação. Aprovada a documentação, Macarani foi contemplada, motivo de orgulho para a população local que passará a contar com mais uma ação administrativa de contemplação coletiva. A organização mundial de saúde recomenda pelo menos 30 minutos de prática de atividade física durante cinco dias por semana, mas a população de baixa renda não pode pagar uma academia privada, por isso é de fundamental importância esse espaço que o Governo “O Futuro Começa Agora” oferece para a comunidade.

Para o chefe do Executivo, a instalação desta academia ao ar livre é um grande avanço para a saúde dos cidadãos da terceira idade. “Macarani ganha sua academia ao ar livre e o maior beneficiado é a população. Tenho certeza que isso vai ajudar na saúde e bem-estar das pessoas, é isso que nos interessa”, afirmou.

A obra deve ser concluída dentro de 120 dias e está sendo executada na margem esquerda da BA 130, com sentido a Itapetinga.

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário