Benefícios do chocolate

Sem título-1É fato que comer chocolate produz uma sensação de bem-estar. Muitas vezes o alimento é visto como uma válvula de escape, um alívio, ou até uma compensação. O chocolate é um alimento com alto teor de gordura e de alta densidade energética, sendo assim, deve ser consumido com muita moderação, especialmente se a intenção é manter uma dieta equilibrada. O perigo do chocolate, como tudo o mais na vida, está no exagero. Consumi-lo em grande quantidade regularmente pode levar ao excesso de peso e conseqüentemente, a doenças crônicas como diabetes e dislipidemias, os níveis elevados de gordura no sangue.
Existem diferentes tipo de chocolate que têm composições diferentes e por isso os seu benefícios para a saúde também são muito distintos. Basicamente o Chocolate branco – não tem cacau e tem mais açúcar e gordura. Chocolate ao leite – é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar. Chocolate meio amargo – é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar. Chocolate amargo – é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura. Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde, por isso os benefícios do chocolate meio amargo e amargos são maiores para a saúde. Em relação aos Dietético – vale lembrar que pode conter uma quantidade de cacau e redução de açúcar, mais não necessariamente é menos calórico, pois muitas vezes esse tipo possui um teor maior de gorduras. Por isso é importante ficar atento aos rótulos e a composição nutricional presente nas embalagens.
Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde, por isso os benefícios do chocolate meio amargo e amargo são maiores para a saúde, pois tem a concentração maior de fotoquímicos, as quais demonstraram em pesquisas científicas benefícios potenciais à saúde. A maior parte dos benefícios trazidos pelo chocolate vem dos flavonóides (chamados catequinas e proantocianidinas), que são antioxidantes naturais que combatem os radicais livres, estes compostos ajudam também a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Auxilia na saúde do coração promovendo um fluxo adequado de sangue (reduzindo a pressão sanguínea), diminuição da tendência à agregação plaquetária (evitando infarto e acidente vascular cerebral) e a diminuição da oxidação do LDL colesterol. A teobromina é outro fitoquímico (do grupo dos alcalóides) também presente em grande quantidade nos produtos de cacau. Essa substância tem ação diurética, como também tem ação semelhante à cafeína, como estimulante do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos.
Vale ressaltar que mesmo indivíduos saudáveis, dentro do peso ideal e mesmo sabendo de todos os benefícios deste alimento, todo o tipo de chocolate deve ser consumido com moderação. Fica a dica da nutri: quando quiserem aproveitar das delícias e benefícios do chocolate, prefiram o meio amargo, amargo e com menor teor de açúcar, têm maior potencial de contribuir para a saúde.

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