Alimentação e os cuidados com a pele

Sem título-1Estamos em pleno verão e aumenta a freqüência da população nas praias e nos clubes, cada vez mais expostos ao sol e seus raios ultravioletas (UV). Já conhecemos os efeitos danosos dos raios UV, entre eles o câncer de pele que tem sido tão falado. Mas o que poucos sabem é que a alimentação pode nos trazer uma proteção contra esse efeito danoso. Não só retardando um possível câncer de pele, como também evitando o envelhecimento precoce ocasionado pela exposição excessiva da pele ao sol (raios UV).
A pele, como qualquer outro tecido, precisa receber nutrientes em quantidade adequada, compostos importantes para manter a saúde da mesma. Alguns desses nutrientes são:
Carotenóides: presente em alimentos como cenoura, mamão, melancia e tomate. Porém, para aumentar a sua disponibilidade, é importante que esteja associado à uma fonte lipídica (azeite de oliva, por exemplo). Isso porque trata-se de compostos lipossolúveis e são absorvidos da mesma maneira que os lipídios da dieta. Pode ser encontrado também na manga, urucum, pimenta vermelha, milho, páprica, açafrão e gema do ovo.
Vitamina E: é uma vitamina de que dificulta o ataque dos radicais livres às estruturas celulares, inibindo assim os danos oxidativos. Trata-se de uma vitamina bastante utilizada na prevenção de envelhecimento precoce por exposição ao sol. Algumas fontes de vitamina E são: óleos vegetais, nozes, castanhas, folhas verde-escuras, semente de girassol, ovos, manteiga, fígado.
Vitamina C: a exposição ao sol desestrutura as fibras de colágeno, e esta é uma vitamina importante, inclusive, para a formação do colágeno, que dá estrutura e firmeza à pele. Além disso, a vitamina C auxilia na captação de Ferro e por ser um composto antioxidante, contribui para diminuir os processos oxidativos do nosso organismo. Algumas frutas com teor de vitamina C são: acerola, laranja, mamão, goiaba.
Ômega 3: após a exposição prolongada ao sol, o ômega é um importante coadjuvante na alimentação para aliviar sintomas como eritema, edema e calor, tendo em vista que a sua ação é anti-inflamatória e ele atuaria amenizando estes sintomas. Fontes: linhaça, chia e peixe (cavalinha, arenque, salmão, atum e sardinha – são alguns).
Aproveite o verão, pegue o biquíni a sunga, o protetor solar, aproveite as dicas e curta praia ou a piscina. Lembre-se que um profissional nutricionista é muito importante para acompanhamento nutricional individualizado.

Thayana Bertollotti – Nutricionista

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