Academia de Letras de Itapetinga: inauguração da sede vai ser em março

O ano de 2012 vai marcar o 12º aniversário da Academia Itapetinguense de Letras e está prestes a ser inaugurada a sede da AIL, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, na antiga Casa da Música. Segundo o acadêmico Ramiro Oliveira, quando ele assumiu a presidência da entidade em 2010, a idéia era comemorar uma década de existência da AIL executando 12 projetos. No entanto, com a morte da acadêmica Judith Jabur de Moura, a Academia suspendeu todas as comemorações e decretou luto de um ano. “Na época, como eu era o presidente, firmamos um comodato com a Filarmônica 12 de Dezembro para utilizamos a antiga sede deles, na Rua Marechal Floriano Peixoto e fizemos melhorias para adaptar o local à nossa necessidade. A provável data de inauguração será em março próximo, quando deveremos inaugurar a Biblioteca Valdemar Ferraz, o Salão Nobre Wilson Ribeiro, a secretaria e a sala de exposição”, comentou o acadêmico, salientando que teve apoio de importantes parceiros para fazerem a reforma, além da participação financeira de cada um dos acadêmicos.

 

Marcando uma época

Ramiro Oliveira considera que a sede da Academia de Letras será de grande importância para os acadêmicos e também para a sociedade itapetinguense, uma vez que é pretensão manter a biblioteca aberta de segunda a sexta e há ainda a intenção de abrir o espaço para exposições mensais. “Conversando com o novo presidente Milton Macêdo, me falou da proposta de começarmos com exposições de fotografias de Raul Seixas, Castro Alves e dos demais patronos da Academia. É bom que a gente também deixe claro que a partir de agora, todas as nossas atividades serão realizadas na própria sede da academia, e não mais em espaços alternativos como era antes. Nossa pretensão é também criar um auditório para 120 lugares, melhorando ainda mais o nosso atendimento e entrosamento com a comunidade itapetinguense”.

 

Parceria com a Filarmônica

A idéia de comodato com a Filarmônica que tinha o espaço, mas não estava utilizando, partiu do acadêmico Milton Macêdo, contando com o apoio de Robert araújo, Wilson Ribeiro, Ramiro Oliveira e os demais integrantes da instituição.

 

Atividades da AIL

Nos seus primeiros 10 anos de existência, a Academia deu um toque especial à cultura em Itapetinga, realizando algumas atividades que marcaram época, a exemplo da Audiência Pública sobre Castro alves, Camilo de Jesus Lima, Vinícius de Moraes e do centenário de Juvino Oliveira, primeiro prefeito da cidade. “Também fizemos o lançamento de vários livros de escritores de outras praças. Na administração de Robert Araújo foi feito um ciclo de palestras com professores de outras universidades que foram convidados e também tivemos a admissão de três novos acadêmicos: Maurício Gomes, José Luiz Rech e José Roberto Mota. E antes, na administração de Judith Jabur, também tivemos três novos membros: Marcus Wanderley, Maria José Pereira e Sérgio Fauaze”, lembrou-se Ramiro, citando ainda as comemorações feitas em homenagem aos 50 anos da Loja Maçônica de Itapetinga.

A última atividade realizada pela AIL foi o lançamento do livro do escritor e médico Iracildo Franca, “Tríade”, no ano de 2010.

“No segundo ano de minha última gestão nos empenhamos mais em dar prosseguimento à reforma da sede da Academia e quando inaugurarmos o local, há o pensamento do grupo de fazer um evento mensal”, completou Oliveira, que deixou para o final a informação que em breve estará no ar o site da AIL e que ainda há a intenção de lançar a revista da Academia e a biografia de Marcus Wanderley.

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário