Aberto o ano legislativo na Câmara de Vereadores de Itapetinga

camara“Declaramos aberto o ano legislativo de 2013 da Câmara Municipal de Itapetinga, sob as sagradas bênçãos de Deus, sob os confiantes olhares dos homens e mulheres, buscando corresponder em toda plenitude às responsabilidades constitucionais e legais que nos cumprem enquanto seus representantes”. Foram com estas palavras que a presidenta da Câmara de Vereadores de Itapetinga, Nidia Oliveira, deu início aos trabalhos legislativos, na quarta-feira, 20.

Assessorada pelo 1º secretário Valquírio Lima e o 2º secretário João Carlos, a vereadora convidou para compor a mesa o prefeito José Carlos Moura, o vice-prefeito Alécio Chaves e o major Ferreira Lopes, coordenador da 8ª Companhia da Polícia Militar.

Presentes, os vereadores Amaral Júnior (PRP), Alfredo Cabral de Assis (PSD), Eliomar Barreira (PRP), Fabiano Bahia (DEM), João de Deus (PMDB), José Antunes (PSC), Marcos Gabrielli (PT), Neide da Vila (PSL), Renan Coelho (PCdoB) e Valdeir Chagas (PDT). Os vereadores José Roberto Menezes (PDT) e Naara Duarte (DEM), não puderam comparecer.

Em um breve discurso, a presidenta Nidia enfocou a importância da Câmara de Vereadores e seu compromisso de pensar estrategicamente a cidade e suas possibilidades de desenvolvimento, “seja na elaboração de proposições, seja no exame de matéria legislativa oriunda de outras fontes, mas legitimadas pelo ordenamento constitucional e legal”. Lembrou ainda a presidenta que a Câmara é responsável por “fazer leis para proporcionar a cada pessoa desta cidade condições de vida sempre melhores e mais justas, propícias à fruição das conquistas democráticas, situações de vida material, justas e condizentes à natureza do ser humano”. Ela ainda fez referências às ações do Poder Executivo, enfocando que os seus dirigentes devem ter pulso firme para o esforço da renovação social e econômica de Itapetinga, salientando a importância de uma visão que valorize o cidadão, adotando políticas concretas, com objetivos claros e definidos em seus intuitos primordiais como a valorização do setor público como gestor de bens e serviços essenciais, a austeridade na utilização dos recursos públicos e o desenvolvimento social, econômico e administrativo de Itapetinga, com vistas ao fortalecimento de seu papel como referência no contexto da região em que está situada”.

Mensagem do prefeito

Como de praxe, o prefeito do município é convidado a fazer a leitura de sua mensagem anual, quando traça um rápido perfil dos trabalhos que pretende realizar no ano de 2013. Ao cumprimentar a todos, o prefeito se dirigiu também à presidenta do Legislativo, “parabenizando-a pela vitória inconteste e a todos os membros desta mesa diretora. Estou certo que o trabalho da vereadora Nidia Oliveira vai ser de extrema importância na mobilização desta Casa para conseguir construir um resultado positivo para o povo de Itapetinga, juntamente com os demais vereadores da Câmara, empenhados em votar projetos que beneficiem a nossa população”.

O prefeito José Carlos Moura ao ler a sua mensagem anual, enfatizou as ações que conseguiu elaborar e concretizar na gestão passada e as perspectivas de novos projetos e ações nos vários setores da administração. Citou a reforma administrativa que precisou ser feita, frisando que a meta maior é realmente “priorizar os investimentos em políticas sociais, habitação, educação, saúde, esporte, inclusão social, meio ambiente, entre outros, além de trabalhar com firmeza para modernizar a administração pública, proporcionando um desenvolvimento sério, respeitável e acima de tudo sustentável”.

Participação dos vereadores

Cada edil teve ainda a oportunidade de fazer um rápido pronunciamento, oportunidade em que eles puderam dar ênfase a alguns assuntos que deverão ser debatidos com mais critério durante as próximas sessões. A cobrança por mais segurança pública e de ações que estejam relacionadas à discussão em torno da geração de mais emprego e renda para os itapetinguenses, foram os mais citados pelos vereadores.

Na quinta-feira, a primeira sessão ordinária do ano funcionou normalmente, com apresentação de documentos e argumentação de projetos relevantes à comunidade.

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário