8ª CIPM implanta o Proerd na sede e no município de Firmino Alves

polNa manhã desta quarta-feira, 20, em solenidade realizada na sede da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Itapetinga, presidida pelo comandante da unidade, Major PM Ferreira Lopes, foi firmado uma parceria entre a Polícia Militar local e as secretarias de Educação dos municípios de Itapetinga e Firmino Alves, para implantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência).

A solenidade contou com a presença de representantes do Conad (Conselho Antidrogas), representante do Território Médio Sudoeste (Edson Vieira), Coordenação de Proteção Especializada da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itapetinga (Cristiane Nunes), Eliene Chaves (secretária de Educação de Itapetinga), Andréa Morais (secretária de Educação de Firmino Alves), Carlúcio Farias (Chefe de Gabinete de Firmino Alves), Conselho Tutelar, Guarda Municipal, representante da Paróquia Nossa Senhora das Graças, os vereadores João de Deus, Marcos Gabrielli, Valquirão, Tarugão, José Antunes, Neide Pereira, Amaral Júnior, Nidia Oliveira (Presidente da Câmara), Conselho de Segurança Pública (representado por Sizinio Neto), dentre outras instituições representadas.

No ano passado, a 8ª CIPM conseguiu formar na cidade de Itororó, em parceria com escolas da rede municipal de ensino, cerca de 240 alunos do PROERD, que foram considerados verdadeiros multiplicadores do conhecimento dessa ferramenta tão importante.

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) é coordenado pela Soldado PM Ana Angélica, com formação acadêmica em Pedagogia, qualificada a trabalhar com o PROERD, depois de concluir um curso rigoroso de 80 horas (Curso de Formação de Instrutores PROERD) e ter ministrado o projeto com tanto êxito na cidade de Itororó ano passado.

Com esforços do comandante, a 8ª Companhia de Polícia Militar de Itapetinga conseguiu uma vaga para mais uma integrante do PROERD, a Soldado Valdeni (graduada em Pedagogia, Especialização em Meio Ambiente) que vai participar do Curso de Formação de Instrutores PROERD na capital do estado, com duração de 80 horas. Ela vai auxiliar a colega Ana Angélica na execução do Programa em Itapetinga e Firmino Alves, com pretensão de formar 600 alunos da rede pública de ensino, ainda no primeiro semestre, já que os trabalhos vão se iniciar no próximo mês.

O programa visa atuar de forma preventiva conscientizando as crianças e adolescentes, aproveitando o espaço educacional, pois é desenvolvido dentro de sala de aula.

A secretária de Educação de Itapetinga, Eliene Chaves, sinalizou positivamente e enalteceu a iniciativa da Polícia Militar. “Estamos fazendo história na parceria com a Polícia Militar, pois todos ganham, a família, a escola e a comunidade”, enfatizou.

Para o comandante da 8ª CIPM, Major PM Ferreira Lopes, o PROERD é mais um braço forte da sedimentação da filosofia de Polícia Comunitária em Itapetinga e Região. “Queremos promover uma cultura da paz para nossas crianças, formando multiplicadores que dirão não às drogas e irão auxiliar de forma positiva na estrutura de suas famílias e sociedade”, disse o comandante.

“O programa atua como medida pró-ativa de controle do consumo de drogas e prática de violência e envolve professores, estudantes, pais e comunidade em geral, no sentido de ensinar mecanismos de segurança na prevenção às drogas e à violência as crianças beneficiadas nos respectivos municípios”, declarou a Coordenadora do PROERD, a PM Ana Angélica.

Firmino Alves no evento

O prefeito de Firmino Alves, Lero Cunha, teve um compromisso inadiável na cidade e não foi possível comparecer ao evento em Itapetinga, mas designou dois secretários (o Chefe de Gabinete Carlúcio Farias e a secretária de Educação, Andréa Morais). Andréia disse que o prefeito Lero Cunha não tem medido esforços em investimentos na educação e sinalizou positivamente o interesse no PROERD para as escolas do município.

Já o chefe de gabinete do prefeito Lero Cunha, Carlúcio Farias parabenizou o Major Ferreira Lopes pela iniciativa, bem como se colocou à disposição para receber o PROERD em Firmino Alves nessa parceria de resultados entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e a 8ª CIPM.

Por Sizínio Neto

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário