1º Festival de Artes Literárias de Itapetinga

Vai acontecer nos dias 7 a 9 de dezembro, na FACI – Fundação da Associação Cultural Itapetinguense – o 1º Festival de Artes Literárias de Itapetinga e o lançamento da Antologia Olhos d’água e Sabão, um projeto patrocinado pelo Calendário das Artes – 2ª Chamada – da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

O Calendário das Artes é um concurso promovido pela FUNCEB para a seleção de propostas que estimulem o desenvolvimento das artes nos diversos Territórios de Identidade do Estado. O trabalho em questão é parte das ações do I Festival de Artes Literárias de Itapetinga, projeto contemplado no macro-território 6 – Literatura.

O projeto foi idealizado pelo aluno Brenddo Washington do Colégio Agro Industrial de Itapetinga, com o apoio de Júlia Lícia, Arquiteta, professora e poetisa, proponente do projeto, que abraçou a causa tornando possível a realização.

Além de importantes apoios de representantes do setor cultural, há de se registrar ainda a colaboração do artista plástico Alex Rocha, que inspirou o título da Antologia através da criação da capa. E capa esta que inspirou a idéia de homenagear ao jovem adolescente Israel Peixoto, aluno do Colégio Paulo Hagge, portador de necessidades especiais.

A antologia Olhos D’Água e Sabão trás à tona toda a magia da emoção dentro do universo da poesia.

 

Os participantes

A obra literária contará com a participação de: Adilson Cáscia Félix dos Santos, Brenddo Washington Alves Silva, Cida Flores, Coelho Dias, Cristal Ferraz, Davi dos Santos Oliveira, José Mauro Sousa Moreira, José Roberto Moreira Mota e Mota, Júlia Lícia Soares Matos, Marvione Macedo, Péricles Paulo Rocha de Oliveira, Pérola Araújo, Reginaldo da Silva Vieira (Reginaldo Natureza), Sérgio Cardoso Fauaze, Sílvio Macêdo, Teto Machado (Wellington Machado Ferreira) e Valdêique Oliveira Pereira.

 

Programação:

No dia 7 de dezembro, sexta-feira, às 19h30, a abertura do evento. Às 20h30, palestra com o Acadêmico Professor Dr. Ramiro Oliveira. Às 21h, show com o grupo Três em Um

No dia 8, sábado, Oficinas: “Minha poesia, minha vida” – com a mediadora Marvione Macedo, poetisa. Das 8h às 11h30.

“AME – Arte, Movimento e Expressão” – Oficina de Expressão Poética com a mediadora Cristal Ferraz, jornalista e poeta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

Na parte da tarde, das 14h às 16h, visitação do espaço do Festival onde estarão a exposição de poemas e artes plásticas no salão nobre da FACI. Os poemas inscritos no Festival de Poesia (apenas autores desconhecidos) serão avaliados nesse momento. Das 17h às 18h30, exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas e em seguida o show Semeando Poesia, com Reginaldo Natureza e participação de Ladmir Carvalho e Neto Alencar.

No domingo, visitação do espaço do Festival, conversa informal com os autores da Antologia. À tarde, chá literário com o lançamento da Antologia Olhos D´água e Sabão.

 

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário